NotíciasRio Grande do SulSaúde

Caxias orienta fumantes sobre risco de contrair o Covid-19

Secretaria da Saúde alerta sobre a importância de parar de fumar. Fumantes são propensos a desenvolver sintomas mais graves caso sejam infectados pelo novo coronavírus

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promove desde 2015 os Grupos Antitabagismo, que fazem parte do Protocolo Municipal de Controle do Tabagismo. Eles visam proteger a população e as gerações futuras das consequências geradas pelo consumo e exposição ao tabaco. Para atingir os objetivos, o município oferta, por meio dos seus serviços de saúde, esses grupos voltados para os pacientes que desejam parar de fumar.

A metodologia consiste em quatro encontros semanais e mais dois encontros quinzenais. Neles, ocorre uma abordagem ativa e pragmática, onde os participantes são incentivados a aplicar o que aprenderam no programa em outros aspectos da sua vida. Em casos necessários, pode ser prescrito também o tratamento farmacológico.

Maria Elenir Anselmo, enfermeira do Núcleo do Adulto, Idoso e Políticas Específicas, da SMS, alerta que, além dos benefícios convencionais para a saúde, parar de fumar também evita piora no quadro clínico caso o usuário seja infectado pelo coronavírus. “ De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, parar de fumar é uma das atitudes que podem ajudar a não desenvolver os sintomas mais graves da Covid-19”, afirma.

Ela ainda comenta sobre isso se dar pelo fato do fumante ter mais propensão a desenvolver problemas pulmonares. “ Os fumantes têm maiores chances de desenvolver a forma mais severa do novo coronavírus porque o tabagismo compromete a capacidade pulmonar, deixando o fumante mais vulnerável. O tabaco causa diferentes tipos de inflamação e prejudica os mecanismos de defesa do organismo.”, explica.

Por conta da pandemia, os grupos estão temporariamente suspensos. Porém, os usuários que necessitam de ajuda para parar de fumar podem colocar seu nome em lista de espera nas suas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de referência ou Serviços de Saúde Mental ao qual estejam vinculados. Assim, poderão participar quando as atividades forem retomadas.

Dicas para parar de fumar:

  • Marque uma data ainda esta semana para deixar de fumar.
  • Enquanto não chega o dia que você marcou, reduza o número de cigarros diariamente, começando pelo adiamento do primeiro cigarro do dia. Não fume logo depois do café da manhã, do almoço, do lanche e do jantar. Essas medidas ajudam a diminuir o número de cigarros e vão preparando seu corpo para o dia da parada.
  • Um dia antes da data marcada, quando for dormir, molhe com água todos os cigarros que sobraram no maço e jogue-os no lixo.
  • Não deixe nenhum cigarro para o dia seguinte porque, se tiver vontade de fumar e não tiver cigarros em casa, você terá mais sucesso, até porque não se deve sair para a rua devido ao risco de contaminação pelo coronavírus.
  • Se der vontade de fumar, lembre que ELA SÓ DURA CINCO MINUTOS. Para se distrair nesse tempo, eis alternativas como: ligue a televisão, tome um banho, coma uma fruta, faça um exercício respiratório ou alguma atividade até que esse tempo passe.
  • Lembre-se: essa vontade de fumar irá diminuir à medida que os dias forem passando.
Botão Voltar ao topo