NotíciasRio Grande do Sul

Meta de Novo Hamburgo é diminuir o convívio social

Meta de Novo Hamburgo é diminuir o convívio social, apesar de permitir a abertura do comércio, mas com a exigência de atender a portas fechadas e somente um cliente por vez, a Prefeitura Municipal considera que o nível de restrições adotado na cidade é ainda mais forte do que as verificadas no governo do Estado. “Nosso foco tem sido a vida noturna, impedindo a abertura de pubs e bares, pois é à noite que normalmente ocorrem as inter-relações sociais de modo intenso.

Além disso, as pessoas bebem e relaxam nos cuidados, o que aumentaria ainda mais os riscos de contágio e proliferação da pandemia”, destaca a prefeita Fátima Daudt, acrescentando que inclusive os restaurantes e lanchonetes, que podem abrir durante o dia, devem fechar à noite atender somente por tele-entrega, drive-thru ou pague e pegue.

Outras exigências aos comerciantes hamburguenses são as de não permitir fila nem aglomeração na sua entrada, manter o ambiente higienizado e oferecer álcool gel aos clientes. Além disso, o estabelecimento comercial também deve manter fechado e impossibilitado o uso de provadores onde houver e também proibir que clientes provem produtos cosméticos como batons, perfumes bases, pós, sombras, cremes hidratantes, entre outros. O mesmo, no que couber, vale para prestadores de serviço.

Pubs e bares, que estão proibidos de abrir, só podem trabalhar desde que por meio de tele-entrega, drive-thru ou take away (também conhecido como pague e pegue, atividade de retirada de alimentos ou produtos adquiridos previamente por meio eletrônico ou telefone). Os salões de beleza e barbearia podem abrir normalmente, conforme decreto estadual, mas desde que não haja aglomeração de pessoas dentro e fora.

Já o atendimento em restaurantes e lanchonetes pode ocorrer somente até as 17 horas, mas também continua vedado o atendimento no balcão em qualquer horário. Também precisam manter distanciamento de dois metros entre as mesas, além de toda a questão higiênica. Após este horário, somente podem funcionar por meio de tele-entrega, drive-thru ou pague e pegue.

Botão Voltar ao topo