NotíciasRio Grande do Sul

São Leopoldo confirma mais 28 novos casos de coronavírus

Números se referem somente a sexta-feira, feriado de 1º de maio, quando exames de 24 funcionários de frigoríficos de Garibaldi resultaram positivo para o Covid-19

Nesta sexta-feira (1) foram detectados 28 novos casos de coronavírus em São Leopoldo, um total de 86 positivos. O aumento se deve ao surto de contaminação identificado no Frigorífico Nicolini, em Garibaldi, onde trabalham moradores de São Leopoldo . As ocorrências de Covid-199 ligadas à empresa chegam a 22 pessoas. No frigorífico JBS, na mesma cidade, que também emprega moradores de São Leopoldo foram registrados dois casos. Mais de 100 leopoldenses trabalham nas duas empresas. As análises foram feitas ao longo do dia no Serviço de Atendimento Especializado (SAE) e no Laboratório da Feevale. Destes novos casos nenhum está internado, mas todos seguem em isolamento domiciliar.

Outro foco está relacionado ao Supermercado Rissul que teve mais três casos confirmados hoje, totalizando 6 confirmações desde quarta-feira quando a prefeitura interditou o estabelecimento. Mais um caso confirmado nesta sexta-feira, não está ligado a nenhum dos três estabelecimentos. A cidade segue com um óbito registrado no dia 9 de abril.

De acordo com os dados coletados pela Secretaria Municipal da Saúde (Semsad), São Leopoldo tem até o momento 454 casos negativados, um inconclusivo e 33 recuperados. Seis casos suspeitos aguardam pelo resultado, em isolamento domiciliar. A emergência montada para o Covid-19 no Hospital Centenário tem quatro pacientes internados. Todos em estado regular.

A prefeitura de São Leopoldo acionará a prefeitura de Garibaldi e o Ministério Público do Trabalho para verificar a situação sanitária dos locais. Paralelamente, a administração manterá contato direto com os funcionários que moram em São Leopoldo para monitorar as condições de saúde deles e da família.

A identificação de casos se deve ao número de testagens através do convênio com o Laboratório da Feevale e com a habilitação do SAE para receber testagens rápidas. “Tratamos a situação do coronavírus com muita seriedade e com ações efetivas. Temos uma média superior de testagem em relação ao Estado e ao país. Quanto mais testes, mais informações teremos em mãos para agir”, destacou o secretário da Saúde Ricardo Charão.

Na divisão por bairros, o bairro Arroio da Manteiga foi o mais atingido com 13 casos, que somados ao já detectados chegam ao total de 21.

Casos positivos por bairro de São Leopoldo
Arroio da Manteiga21
Campina12
Jardim América08
Santos Dumont08
Vicentina08
Feitoria07
Centro05
Scharlau03
São Miguel03
Cristo Rei02
Santa Teresa02
Fazenda São Borja02
Rio dos Sinos01
Campestre01
Morro do Espelho01
Santo André01
Rio Branco01
TOTAL86
Botão Voltar ao topo