NotíciasRio Grande do Sul

Caxias do Sul terá 3ª etapa da testagem para Covid-19

Prefeitura apoia ação que vai revelar por amostragem o alcance da doença na cidade. A pesquisa ocorrerá nos dias 9, 10 e 11 de maio

A Prefeitura de Caxias do Sul é parceira na pesquisa que será realizada no Município nos dias 9, 10 e 11 de maio a qual dará sequência no estudo que estimará o percentual da população infectada pela Covid-19. A 3ª etapa abrangerá mais 500 pessoas de forma aleatória. Já foram testadas mil pessoas nas fases anteriores e todos os exames deram negativo para a doença. Caxias do Sul é a única cidade da Serra Gaúcha que participa do estudo epidemiológico.

O estudo busca levantar números sobre a proporção de casos de infecção, incluindo pessoas sem sintomas, e a evolução da doença. Para isso, o projeto terá quatro etapas, com testes, questionários, coleta de dados e comparações entre os resultados.

A pesquisa será realizada a cada duas semanas por meio de visitas a residências que serão sorteadas aleatoriamente. Os participantes serão submetidos a um teste rápido para o vírus.
Os resultados irão projetar estratégias públicas de enfrentamento da Covid-19 e fornecer parâmetros para decisões sobre medidas de isolamento social e estimativas de tempo para o retorno da população à vida normal.

Além de Caxias do Sul, os testes serão realizados em Pelotas, Santa Maria, Uruguaiana, Ijuí, Passo Fundo, Santa Cruz do Sul, Lajeado e Porto Alegre. Os resultados das coletas e as informações sobre as demais etapas da pesquisa deverão ser disponibilizados pela UFPEL nos próximos dias.
O projeto é uma parceria entre o Governo do Estado em conjunto com o Instituto Pesquisas de Opinião (IPO), coordenado pela Universidade Federal de Pelotas, executado pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) com apoio da Prefeitura Municipal.

Botão Voltar ao topo