NotíciasRio Grande do Sul

Liberação da gratuidade eleva número de idosos no transporte coletivo de Caxias

Sobe em mais de 1.500% o fluxo de pessoas acima de 65 anos. De cerca de 300 passes por dia que estavam transitando em ônibus nas últimas semanas, ontem foram 5.350 usuários idosos nos coletivos

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), divulgou nesta quinta-feira (07/05) a planilha da gratuidade dos idosos acima de 65 anos. O decreto municipal que suspendia as gratuidades foi revogado em virtude de, a gratuidade para pessoas com mais de 65 anos é prevista em Lei Federal, que se sobrepõe ao decreto municipal.

Com isso desde segunda-feira, dia 04, os idosos voltaram a poder utilizar a gratuidade, dando um salto de mais de 1.500% no número deles no uso transporte coletivo. Nas duas últimas semanas, no máximo 450 passes eram utilizados diariamente nos coletivos. Este número chegou a 5.350 nesta quarta-feira. “Não estamos questionando o uso da gratuidade, porque é um direito adquirido pelos idosos. Questionamos a real necessidade do idoso sair de casa. A ideia da suspensão das gratuidades é para que, como o principal grupo de risco, ficassem o maior tempo possível em suas casas, se protegendo, neste período de pandemia. Mas verificamos que não é o que está acontecendo”, explica o secretário Alfonso Willenbring Júnior.

Mediante estes números da SMTTM, a equipe de Comunicação da Prefeitura, em conjunto com a Secretaria da Saúde, vai intensificar as campanhas do #fiqueemcasa voltadas principalmente para os idosos. “Só conseguiremos reverter esse quadro com a conscientização. Sabemos que muitos moram sozinhos e não tem quem faça as coisas para eles. Tem que receber a aposentadoria, ir no supermercado, farmácia. Mas precisamos orientá-los de fazer isso o mínimo possível, tentar fazer num único dia, quem sabe. Temos que cuidar da saúde agora acima de tudo”, reforça Willenbring.

Confira a tabela dos usuários.

Botão Voltar ao topo