NotíciasRio Grande do Sul

Sanep: vai faltar água nesta segunda-feira em Pelotas

Serviço de limpeza de tanques na Barragem será executado pelo Sanep nesta segunda-feira, a partir das 19h, e busca manter constante o bombeamento durante a semana

Na noite desta segunda-feira (11), a partir das 19h, o Sanep executará a limpeza completa dos seis tanques de decantação da Estação de Tratamento de Água (ETA) ligada à Barragem Santa Bárbara. Para isso, será necessário interromper, temporariamente, o bombeamento do manancial. O abastecimento será normalizado a partir da madrugada de terça (12).

Haverá falta d’água em todas as áreas abastecidas pela Barragem, como: Fragata, Centro, Balsa, Morada do Sol, Porto, Navegantes, Três Vendas (Santa Terezinha, Py Crespo, Lindóia, Tablada e regiões próximas), Ilha da Páscoa, parte do bairro Areal (região da Baronesa). Áreas abastecidas pelo reservatório R8 também serão atingidas, como areal e praia do Laranjal.

A limpeza, que antes podia ser feita em cada planta da Estação a cada 21 dias (um tanque por semana), agora, precisa ser realizada diariamente, já que a água bruta captada pela autarquia no fundo da barragem tem baixa qualidade – sujando com mais frequência a estrutura e dificultando o tratamento da água para deixá-la potável à população. A ETA Santa Bárbara possui duas plantas com três tanques em cada, fundamentais ao processo de decantação da água bruta.

Parando o bombeando nesta segunda, o Sanep busca evitar outras interrupções durante a semana, de forma a manter constante a distribuição de água nas regiões abastecidas pelo Santa Bárbara. Isso porque, ao limpar toda a estrutura de uma vez só, as chances de diminuir as pressões do bombeamento nos próximos dias serão menores.

O Sanep informa os cidadãos antecipadamente para que possam se preparar para o processo e guardar água.

Parada também será para nova escavação

A interrupção no bombeamento, nesta segunda, também servirá para a execução de uma nova escavação de aprofundamento do ponto de captação de água (será a terceira neste ano). As equipes ainda realizarão manutenção em algumas bombas, a fim de aprimorar o processo de distribuição de água.

Estiagem prejudica

O cenário piora devido à estiagem histórica na região – o acumulado de chuva, de novembro até agora, corresponde a 254 milímetros, sendo que o esperado para o período era 1,2 mil milímetros, cinco vezes mais. A falta de chuva colabora para que o nível da barragem diminua dia a dia. Nesta segunda-feira (11) a barragem atingiu 3m87cm abaixo do ideal para captação de água, representando o pior cenário desde sua construção, há 52 anos.

Botão Voltar ao topo