NotíciasRio Grande do SulSaúde

Vacinação contra a gripe volta em Caxias do Sul

Município recebeu 35 mil doses

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), informa que a partir desta segunda-feira (11), crianças de seis meses até seis anos incompletos, gestantes, mulheres que deram à luz há menos de 45 dias e pessoas com deficiência também podem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para receber a vacina contra a gripe. O Município recebeu 35 mil doses, as quais estão sendo distribuídas nos postos de saúde. A SMS orienta que as pessoas liguem antes para confirmar se as doses em sua UBS de referência já foram repostas.

Além do público descrito acima, podem se vacinar idosos, profissionais da saúde, doentes crônicos, pessoas privadas de liberdade, funcionários do sistema prisional, caminhoneiros, motoristas e cobradores do transporte coletivo, membros das forças de segurança e salvamento, povos indígenas e trabalhadores portuários. A partir de 18 de maio, professores da rede pública e privada e as pessoas de 55 a 59 anos também poderão ser imunizadas.

Até o momento, já foram vacinados 51.247 idosos, totalizando 106% da meta do Município e 13.143 profissionais da saúde, o que representa 107% do público-alvo. Segundo a diretora interina da Vigilância Epidemiológica de Caxias, Rita Mota, o que mais preocupa neste momento é a baixa procura pelos caminhoneiros. “Até o momento, apenas 634 foram imunizados. Sabemos que o números de caminhoneiros em nossa cidade é muito maior. Precisamos da conscientização desse público que passa vários dias na estrada e está mais suscetível à doença”.

A vacina contra a gripe não protege contra o coronavírus, mas a imunização ajuda a combater indiretamente a pandemia, diminuindo o número de internações por influenza e auxiliando no diagnóstico da covid-19.

Botão Voltar ao topo