Cidades do RSNotíciasRio Grande do Sul

Canoas: academias são interditadas pela Prefeitura

Vigilância em Saúde monitora a adoção das normas de segurança e higienização e intensifica o combate ao novo coronavírus

Em Canoas, os estabelecimentos de promoção à saúde, como academias e centros de treinamento, estão liberados a operar desde o dia 2 de maio, após a publicação do decreto municipal de número 115. Os espaços devem seguir normas específicas de segurança e higienização a fim de prestar os devidos cuidados com a saúde de funcionários e clientes e evitar a propagação do novo coronavírus.

De acordo com a Diretoria de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), desde a reabertura destes estabelecimentos, foram realizadas 29 vistorias em todos os quadrantes do município, sobretudo nos bairros Mathias Velho, Igara, Moinhos de Vento, Marechal Rondon, Fátima e Niterói. Uma das principais academias da cidade, localizada na região central, acabou interditada na última quarta-feira (12) após a constatação de problemas técnicos na ventilação do ambiente. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), em um primeiro momento, também participou da fiscalização e visitou mais de vinte centros de treinamento.

Além das regras gerais de higienização e distanciamento interpessoal mínimo de dois metros, academias e derivados devem seguir uma série de determinações para continuarem abertos. O atendimento, por exemplo, passou a ser individual e pré-agendado, sem atividades de contato físico e com portas fechadas para demais pessoas. A capacidade máxima de ingresso de clientes está limitada a 30% do previsto no Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI). Idosos, indivíduos com problemas cardíacos ou pneumopatas, imunodeprimidos, doentes renais crônicos em estágio avançado e gestantes de alto risco, por serem o principal alvo da Covid-19, estão proibidos de adentrarem nestes locais.

Empresas de serviço de promoção à saúde devem vedar, ainda, o funcionamento de salas de espera, chuveiros nos banheiros e vestiários, bem como manter janelas externas abertas ou qualquer outra abertura para a circulação de ventilação natural. O decreto de número 115 está disponível no site da Prefeitura de Canoas e o descumprimento de qualquer medida decretada irá gerar imediatamente o comunicado ao Conselho Regional de Educação Física e a interdição pela autoridade municipal.

Para o praticante de crossfit, Jonatha Rodrigues, o treino físico de movimentos funcionais e de alta intensidade alivia a tensão mental em meio à pandemia, mas só ocorre com toda a precaução possível. Visando manter o isolamento social daqueles que não se sentem à vontade para sair de suas residências, o centro de treinamento, no Igara, disponibiliza vídeos na internet e mantém o acompanhamento de seus clientes à distância. No estabelecimento, os profissionais exigem a utilização da máscara em tempo integral. “É um pouco desconfortável, mas nossos cuidados com saúde não podem ser diferentes no momento. Ainda mais no meu caso, que moro com dois idosos e uma criança”, explica o canoense de 31 anos.

Já a funcionária da academia do bairro São José, Tatiana Fátima Correa, revela que a retomada das atividades no local está sendo tranquila graças às exigências de higienização e segurança do município. “Notamos, a partir da rigidez dos decretos, uma conscientização maior dos alunos, que estão se cuidando, mantendo certa distância e agendando a musculação individualmente”, diz. Afinal, segundo a educadora física, além da comunidade canoense que frequenta estes espaços, há um quadro de prestadores de serviços que precisam sustentar suas famílias, mas sem levar o vírus para casa.

As ações de fiscalização são resultado do trabalho integrado da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), da Diretoria de Vigilância Sanitária, ligada à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), do Procon Canoas e da Guarda Municipal, ligados à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania (SMSPC), da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SMDUH).

Botão Voltar ao topo