NotíciasRio Grande do Sul

Pelotas é bandeira laranja no modelo de Distanciamento Controlado

Governo do Estado divulgou a atualização do mapa com as 20 regiões neste sábado (16). Regras valem a partir de segunda-feira (18)

Desde que o governo estadual instituiu o modelo de Distanciamento Controlado, no início do mês de maio, e dividiu os municípios gaúchos em 20 regiões, tendo como base a estrutura de saúde de cada cidade e a quantidade de casos confirmados do novo coronavírus, Pelotas se mantém com bandeira laranja – considerada de risco médio. O segundo mapa oficial foi divulgado neste sábado (16) e passa a valer a partir de segunda-feira (18), até o próximo domingo (24).

Permanecer com a bandeira laranja significa que a região a qual pertence o município está inserida em um dos dois cenários: capacidade média de atendimento do sistema de saúde, com baixa propagação da doença, ou ao alcance da rede de saúde é alto, mas tem média propagação do vírus.

No caso de Pelotas, a cidade tem conseguido controlar o número de confirmações da Covid-19 – 47 infectados até sábado (16), segundo a Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde –, sem registrar nenhuma morte até o momento. Quanto à estrutura de saúde, o Município conta atualmente com 58 leitos de enfermaria e 31 vagas de UTI dedicadas ao tratamento de pacientes suspeitos ou confirmados.

+ Entenda o modelo de distanciamento controlado do RS que entra em vigor a partir de segunda-feira

Nesse segundo levantamento, além de Pelotas, são considerados em risco médio outros 14 municípios: Santa Maria, Capão da Canoa, Novo Hamburgo, Canoas, Porto Alegre, Santo Ângelo, Cruz Alta, Lajeado, Palmeira das Missões, Erechim, Passo Fundo, Caxias do Sul, Santa Cruz do Sul e Uruguaiana. Nessa nova avaliação, a região de Lajeado, antes considerada bandeira vermelha, e a de Uruguaiana, inserida na semana anterior na bandeira amarela, mudaram de posição. Para alterar de bandeira escura para mais clara, é necessário melhorar o desempenho na avaliação de duas semanas seguidas.

Entenda como funciona o Distanciamento Controlado

O modelo de Distanciamento Controlado implementado pelo governo do Estado divide o Rio Grande do Sul em 20 regiões (as regiões levam o nome da cidade mais populosa) e 12 grupos de atividades econômicas. Além disso, separa o Estado em duas dimensões: regional e setorial. Os dados dos segmentos são cruzados e o resultado define o risco epidemiológico e o nível de distanciamento que será exigido nos municípios.

No total são 11 indicadores utilizados para determinar a classificação das bandeiras da região, entre eles, o número de novos casos, óbitos e leitos de UTI disponíveis.

O monitoramento se dá diariamente, mas a atualização da bandeira ocorre uma vez por semana, aos sábados.

Botão Voltar ao topo