Caxias do Sul

Hemocs solicita doação de plasma de pessoas recuperadas do Covid-19

O tratamento utiliza sangue de pacientes curados que desenvolveram anticorpos para tratar pacientes graves da doença

O Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs) inicia a coleta de plasma convalescente de pessoas recuperadas da Covid-19 para auxiliar no tratamento de pacientes graves da doença. Esse procedimento consiste na transfusão do plasma — a parte líquida do sangue — de um paciente curado para um indivíduo infectado.

Publicidade

Segundo a médica infectologista e diretora das Vigilâncias em Saúde, Andréa Dal Bó, uma pessoa se recupera de um vírus ao desenvolver anticorpos contra ele. “O que pretendemos com essa terapia é retirar o plasma com esses anticorpos e aplicá-lo em quem está doente”, explica.

Ainda segunda a médica, estudos apontam que o plasma convalescente pode diminuir a mortalidade em pacientes críticos, diminui a carga viral e apresenta melhora clínica, com a diminuição do tempo de ventilação mecânica e, consequentemente, de internação na UTI.

A seleção dos doadores de plasma passa por avaliação rigorosa. Neste momento, as pessoas que podem doar são homens, de no mínimo 18 e no máximo 60 anos, que foram infectadas pelo coronavírus, tiveram Covid-19 confirmada por meio do teste PCR, estão há mais de 28 dias recuperados, sem sintomas da doença e não apresentam outras doenças infecciosas.

O Hemocs fará triagem e coleta dos interessados e as destinará aos hospitais que tiverem protocolo de estudo para uso. As doações precisam ser agendadas pelos telefones (54) 3290-4543 e (54) 3290-4580 ou por meio do whatsapp (54) 984188487.

O Hemocs atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min e aos sábados das 8h até 12h, na rua Ernesto Alves,2260, ao lado da UPA Central.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar

Seu navegador está bloqueando os anúncios deste site.

Todo o conteúdo deste portal é 100% gratuito. Os anúncios que exibimos é a forma de manter este veículo de informação independente e comprometido somente com você leitor.