NotíciasRio Grande do Sul

Idosos de Caxias não precisam ir na secretaria para renovação do passe

Para este grupo, a renovação da gratuidade é automática nos ônibus; apenas PcDs precisam ir até a SMTTM

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), esclarece à comunidade que os idosos não precisam se deslocar até a SMTTM para validar a renovação da gratuidade. Apenas as pessoas com deficiência (PcDs) é que precisam ir na Secretaria, entregar documentos e realizar a prova de vida. O procedimento acontece durante o mês de aniversário.

Anteriormente, após o trâmite na SMTTM, os PcDs eram orientados a se dirigirem até a Central de Relacionamento com os Clientes da Visate. A partir desta quarta-feira (20/05), o procedimento passa a acontecer na SMTTM, sem necessidade de se deslocar até a Central de Relacionamento da Visate. Para validar a renovação do benefício, será necessário utilizar o Transporte Coletivo Urbano em até 30 dias após a data de aniversário. Conforme o Decreto nº 20.952, de 12 de maio, as gratuidades das pessoas com 60 a 64 anos seguem suspensas por tempo indeterminado.

De acordo com o gerente de Cadastro, Acessibilidade e Estacionamento Rotativo, Rodrigo Tolves, o novo procedimento foi planejado em conjunto pela SMTTM e pela Visate para não expor usuários e passageiros do Transporte Coletivo Urbano. “Devido à pandemia de coronavírus, a metodologia que será adotada a partir desta quarta-feira (20/05) garante a renovação do benefício ao usuário sem que seja necessário que ele vá até a Central de Relacionamento da concessionária”, afirma Tolves.

A renovação da gratuidade para idosos acontece diretamente nos ônibus da Visate. Já para os PCDs, após a entrega dos documentos na SMTTM, há um prazo máximo de 72h para que a renovação do benefício seja confirmada no sistema.

A Secretaria de Trânsito fica na Rua Moreira César, nº 1.666, no bairro Pio X e funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, sem fechar ao meio-dia.

Botão Voltar ao topo