Pelotas

Pelotas: Canil Municipal tem 43 animais disponíveis à adoção

Local também aguarda doações de agasalhos, caminhas e cobertas para proteger os cães do frio intenso

Entre fêmeas e machos de todos os portes, o Canil Municipal conta, atualmente, com 43 animais disponíveis para adoção, e está em campanha para arrecadar doações de cobertas, mantas, edredons, roupinhas e caminhas para proteger os pets do frio. Esses materiais podem ser entregues na sede do próprio Canil, à BR-392, km 71, ou no Centro de Controle de Zoonoses, à rua Lobo da Costa, 1.764, das 8 às 14h.

Publicidade

A chefe do Departamento de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde (SMS), Isabel Madrid, informa que a pessoa interessada em adotar um cão é atendida e orientada pela veterinária do Canil. Questões como estilo de vida do futuro dono do animal, características do local onde vive e objetivo da adoção são consideradas pela profissional antes de recomendar um cachorro específico.

A finalidade da procura pela adoção influencia na sugestão do animal. São considerados fatores como o interesse em companhia ou guarda de pátio, e, ainda, a quem se destina – crianças, idosos ou outros públicos. “Temos cães de todos os portes e temperamentos. Cada um é indicado para este ou àquele objetivo”, esclarece Isabel Madrid.

Termo de posse responsável

Para adotar, o interessado precisa somente apresentar um documento e assinar o Termo de Posse Responsável. Nada mais é solicitado pelo Canil. Todos os animais disponíveis são castrados. Há cães de raças bravias, também para serem acolhidos e cuidados nos lares de moradores da cidade. Nestes casos, servidores do Canil vão às localidades para onde o animal vai morar, a fim de avaliar se as condições são adequadas.

Desde o início do ano, até este mês, houve 45 adoções de pets do Canil Municipal. Com a expansão do novo coronavírus, esse número sofreu queda de cerca de 50%. No mês de maio, somente cinco animais foram para um lar definitivo. Isabel Madrid salienta que “este momento, com as famílias mais em casa, talvez fosse oportuno para adoção. Os cães, como cientificamente está comprovado, são muito importantes às pessoas, tanto física quanto emocionalmente”.

O Canil está aberto de segunda a sextas-feiras, das 9 às 12h e das 13h30min às 16h30min. Aos sábados, das 10 às 16h ininterruptamente.

Com a queda de temperaturas, o Canil necessita de cobertores, mantas, edredons, roupinhas e caminhas para os cães. O material precisa ser trocado com frequência, seja para lavar, seja para substituição por outro em melhores condições de uso. Nos dias frios, os animais sempre são vestidos. As peças doadas são exclusivamente utilizadas para proteção e conforto dos cachorros.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar

Seu navegador está bloqueando os anúncios deste site.

Todo o conteúdo deste portal é 100% gratuito. Os anúncios que exibimos é a forma de manter este veículo de informação independente e comprometido somente com você leitor.