NotíciasRio Grande do Sul

Secretaria de Trânsito de Caxias divulga balanço de fiscalizações em ônibus

Percentual de excesso de usuários no Transporte Coletivo Urbano foi de 1,54%

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), informou que as equipes da Fiscalização de Trânsito têm dado seguimento às vistorias nos ônibus do Transporte Coletivo Urbano. A ação objetiva a redução do excesso de usuários dentro dos veículos da concessionária Visate, adequando-se ao texto do Decreto nº 20.855. A fiscalização é contínua em diversas linhas do município e acontece diariamente para evitar o risco de contágio por coronavírus.

Em maio, houve vistorias em 24 dias, em um total de 441 linhas do Transporte Coletivo Urbano. No total, as linhas vistoriadas transportaram 62.262 passageiros, e o excesso contabilizado pelos fiscais foi de 963 pessoas, ou seja, 1,54% dos passageiros estavam acima do limite permitido em decreto. A maior discrepância aconteceu nas linhas L53 – Centenário (excesso de 130 pessoas) e L85 – Nossa Senhora das Graças (excesso 109 pessoas).

Os trajetos mais vistoriados foram a L02 – Salgado Filho / Ana Rech (13 dias) e as L07 – Pioneiro e L53 – Centenário (11 dias). Outras sete linhas foram fiscalizadas sete vezes cada: Troncal 01, L16 – Santa Fé, L20 – Fátima, L34 – Belo Horizonte, L45 – Pedancino, L57 – Reolon e L84 – Parque Oásis. Em três sábados (02/05, 09/05 e 23/05) e em uma sexta-feira (15/05) não houve excessos nos veículos fiscalizados.

A orientação atual é para que usuários permaneçam sentados nos veículos. Nos ônibus simples, com dois eixos, são permitidos até 10 passageiros em pé. Já nos articulados, o limite é de 15 usuários. As equipes da SMTTM que flagram excesso de usuários em pé nos ônibus acionam a concessionária. É de responsabilidade da Visate a oferta de maior número de assentos nas linhas, através do acréscimo de ônibus ou da substituição de veículos simples por ônibus articulados. A SMTTM esclarece que os passageiros que estão em excesso nos veículos não são obrigados a desembarcarem sob nenhuma circunstância.

De acordo com o Secretário de Trânsito, Alfonso Willenbring Júnior, as vistorias com fiscais dentro dos ônibus são positivas. Explica que a fiscalização em tempo real aponta os excessos de usuários e ajuda na adaptação da frota para redução do problema, preservando as condições sanitárias daqueles passageiros que utilizam o Transporte Coletivo Urbano. A presença de servidores da Fiscalização de Trânsito também conscientiza a população sobre a importância do uso das máscaras em público.

Conforme a Secretaria Municipal de Trânsito, as fiscalizações continuarão a acontecer por tempo indeterminado.

Botão Voltar ao topo