NotíciasRio Grande do Sul

Caxias vacina 160 caminhoneiros contra a gripe em ação

Profissionais ficaram em um ponto montado junto ao posto Capoani, na BR-116

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), informa que foram aplicadas 160 doses da vacina contra a gripe em caminhoneiros na ação ocorrida nessa segunda-feira (01/06), no posto Capoani, na BR-116

A iniciativa contou com o apoio do SEST SENAT, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e 3º Grupo de Artilharia Antiaérea (3º GAAAe). Equipes do Serviço Municipal de Infectologia (SMI) e da Vigilância Sanitária também estiveram presentes no local aplicando testes de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e orientando aos motoristas como fazer uma higiene correta das cabines, no intuito de prevenção contra o coronavírus.

A diretora interina da Vigilância Epidemiológica e enfermeira do Núcleo de Imunizações da SMS, Rita Mota, avalia como positiva a ação. “Os caminhoneiros são um dos grupos com o menor índice de imunização. A aplicação de 160 doses é expressiva se considerarmos as condições climáticas e a disponibilidade dos motoristas pararem para receberem a vacina”, explica.

O caminhoneiro Edson César, 47 anos de idade, aprovou a iniciativa. “É uma maravilha, o pessoal todo está de parabéns! É muito importante para nós caminhoneiros, que estamos na estrada quase sempre e passamos por vários lugares, termos essa facilidade para receber a vacina. Principalmente por conta dessa época ser mais propensa para causar gripe”.

O Ministério da Saúde prorrogou a campanha até 30 de junho. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) têm doses da vacina. Podem se vacinar idosos, profissionais da saúde, doentes crônicos, pessoas privadas de liberdade, funcionários do sistema prisional, caminhoneiros, motoristas e cobradores do transporte coletivo, membros das forças de segurança e salvamento, povos indígenas, trabalhadores portuários, crianças de seis meses até seis anos incompletos, gestantes, mulheres que deram à luz há menos de 45 dias, pessoas com deficiência, professores da rede pública e privada e adultos de 55 a 59 anos.

Botão Voltar ao topo