NotíciasRio Grande do Sul

São Leopoldo retoma Mutirão de Cirurgias Eletivas

A Secretaria Municipal de Saúde de São Leopoldo (Semsad) retoma na próxima sexta-feira, 5 de junho, o Mutirão de Cirurgias Eletivas para acabar com a fila de espera em procedimentos cirúrgicos.
Após pouco mais de 60 dias paralisadas, devido à pandemia do coronavírus, as operações irão retornar seguindo todos os cuidados de afastamento e protocolos de higiene. “Agora estamos retomando o mutirão de cirurgias eletivas juntamente com a retomada gradativa de vários outros serviços pela secretaria municipal de saúde com o cuidado da avaliação da situação da pandemia, para garantir que as pessoas sejam atendidas sem correr riscos”, ressaltou o secretário da Saúde Ricardo Charão.

A fila de espera, hoje, conta com um total de 583 cirurgias, sendo 303 de hérnia e 280 de vesícula. Com o recurso de R$ 450 mil, proveniente de uma emenda parlamentar, será possível diminuir a demanda reprimida até o momento.

No Hospital Centenário serão realizadas 16 cirurgias semanais, ocorrendo nas sextas e sábados, já as consultas pré-operatórias semanais foram iniciadas no dia 26 de maio, nas terças e quartas-feiras.
As consultas pré-operatórias de histerectomia (área ginecológica) já foram agendadas para o mês de maio e junho, sendo aguardada a Autorização de Internação Hospitalar (AIH) para que as cirurgias possam ser agendadas.

 

Botão Voltar ao topo