NotíciasRio Grande do Sul

Novo Hamburgo comemora de forma digital a Semana do Meio Ambiente

Em função das limitações impostas pela pandemia do coronavírus, conscientização da importância em preservar a natureza e as ações da Semam serão divulgadas em vídeos

Por causa das limitações para atividades presenciais impostas pela pandemia do novo coronavírus, a Semana do Meio Ambiente vai mobilizar os hamburguenses de forma virtual este ano. Para reafirmar a necessidade dos cuidados que todo o cidadão deve ter, de 5 a 11 de junho, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) divulga vídeos nas redes sociais da Prefeitura sinalizando ações realizadas neste setor, contemplando as diretorias que integram a Semam.

Para abrir a semana, hoje, 10h, será divulgado o vídeo que chama para o trabalho tão essencial realizado pelas cooperativas que transformam os resíduos produzidos pela população não somente em renda para muitas famílias, como também em ações que protegem o meio ambiente.

Na sequência poderão ser conferidos trabalhos relacionados a espaços públicos e a ações de educação ambiental.

Para o titular da Semam, Udo Sarlet, a forma diferenciada como a programação da Semana do Meio Ambiente é apresentada este ano não tira a importância da conscientização da comunidade. “É um momento de reflexão sobre o que podemos fazer como cidadãos nas pequenas ações do dia-a-dia. E isso se reflete quando temos atitudes positivas em relação ao consumo consciente, desde da água que temos em nossas casas, energia elétrica, como também de como e o que compramos. Ter a consciência que devemos gerar o mínimo de lixo possível e no momento que descartamos algo, pensar primeiro de como vamos descartar”, afirma Sarlet.

Ele ainda destaca a questão da separação do lixo. De acordo com o secretário, muito se fala em separação do lixo, no entanto, diz, é preciso pensar diferente: “não precisamos separar o lixo, o segredo é não misturar”. Para isso, ter dois sacos de lixo em casa, um para o lixo seco outro para o lixo orgânico. “Quem tem jardim, ou mesmo em apartamento, pense em uma atitude consciente e talvez construir uma pequena composteira. Pense quanto tempo faz que você não planta uma árvore, ou cuida de seu entorno, pense em adotar um animal de estimação. Essas pequenas atitudes é que fazem a diferença”, completa o secretário de Meio Ambiente.

O chefe de Gabinete da Semam, Livio Peixoto afirma que o trabalho da Semana do Meio Ambiente também tem como proposta mostrar à população que, apesar da pandemia, as ações seguem. “O trabalho da Semam não parou, pelo contrário, aumentou, com os cuidados na cidade, dado que o secretário Udo teve as funções ampliadas nesse período, com a coordenação das ações fiscalizatórias de vigilância sanitária e meio ambiente”, completa.

Escolas municipais celebram o Meio Ambiente

Para marcar a Semana do Meio Ambiente, a Secretaria de Educação (SMED) de Novo Hamburgo mobiliza as escolas municipais a utilizarem as redes sociais para divulgar ações de preservação e sustentabilidade. Até 5 de junho, quando se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, as instituições de ensino publicarão texto, fotos e vídeos com atividades, orientações e desafios para a comunidade. Localizada no bairro Liberdade, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Darcy Borges de Castilhos já publicou em sua página no Facebook conteúdos explicando como montar uma composteira, que contribui no processo de decomposição de alimentos, e também o funcionamento da cisterna, estrutura que armazena água da chuva para reutilização. Já a EMEF Profa. Helena Canho Sampaio, do bairro Lomba Grande, publicou um vídeo em que a professora Gemanir Rizzardo apresenta importantes reflexões sobre a preservação do meio ambiente. Outras escolas concentrarão suas ações na sexta-feira, dia 5.

A iniciativa é do Coletivo Educador, composto por professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental que desenvolvem atividades socioambientais com estudantes da Rede Municipal de Ensino.

Botão Voltar ao topo