NotíciasRio Grande do Sul

Caxias do Sul 130 anos: O desenvolvimento do seu DNA empreendedor

A Prefeitura de Caxias do Sul iniciou nesta segunda-feira (15/06) as ações alusivas ao Aniversário de 130 anos de Caxias do Sul. Neste ano, em virtude da pandemia de coronavírus, diversas iniciativas serão realizadas virtualmente. Entre as atividades, está a divulgação de fatos históricos das secretarias municipais. E para marcar o dia 20 de junho, data do aniversário, será feito lançamento do letreiro de Caxias do Sul e a soltura de balões brancos, com mensagens, na Praça Dante Alighieri. A água do chafariz estará na cor de uva na ocasião.

A Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego (Sdete) destaca o desenvolvimento do DNA empreendedor da cidade. A história de Caxias do Sul, começa oficialmente com a colonização italiana na região, que teve início a partir de 1875. A construção da cidade foi difícil, visto que era um território de mata inexplorada. No entanto quando os primeiros imigrantes chegaram nestas terras trabalharam arduamente para derrubada da mata, surgindo assim as primeiras lavouras. Em 1890 o comércio já evoluía e as indústrias começavam a se multiplicar. Já nesta época a cidade dava indícios da pujança.

No início do século XX a cidade já se encontrava com uma boa estrutura, as dificuldades já haviam sido superadas, a infraestrutura urbana adquire formas, a indústria e comércio estão alicerçados em uma rede de cooperativas e associações e a zona rural desenvolve grande produtividade.

Em 1950 Caxias se torna uma das cidades mais importantes do Estado, com uma economia forte e diversificada e uma cultura em franca expansão. O crescimento da cidade começava a atrair migrantes da zona rural e de outras partes do Rio grande do Sul em buscas de novas oportunidades. Neste momento muita destas pessoas que chegavam na cidade ou que aqui residiam perceberam as possibilidades que a cidade oferecia e buscaram crescer, abrindo o negócio próprio. Neste período surgiram muitas empresas de grande e médio porte, na área da indústria, no comercio e varejo. Foi possível perceber que Caxias do Sul tem em seu DNA uma veia empreendedora e desde então o ritmo do crescimento só acelerou e a economia se desenvolveu.

Hoje, Caxias do Sul tem mais de 510 mil habitantes e possui atualmente 66.471 empresas, segundo dados da superintendência da Receita Federal de maio de 2020. São empresas de grande e médio porte e o micro empreendedor individual. São empresas que atuam em diversos segmentos, com uma grande diversidade de produtos que variam da colher ao ônibus.

Ao dividirmos o número de empresas (66.471) pela população (mais de 510.000) temos cerca de 7,6 ou seja uma empresa a cada 8 habitantes, índice considerado elevado, comparado aos mais altos índices de empreendedorismo. Portanto o empreendedorismo é uma característica das pessoas de Caxias do Sul. “O município tem a cultura de incentivar o empreendedorismo, por isso a população tem orgulho desse espírito empreendedor com convicção pois é um importante diferencial nas relações de trabalho, agregando características relevantes para o sucesso dos empreendimentos”, avalia o titular da Sdete, Gilnei Lafuente.

As principais características identificadas nos empreendedores são a persistência, comprometimento, eficiência e estar disposto a correr riscos. Estes atributos tornam-se muito importantes para o desenvolvimento que nos trouxeram até o momento atual, onde comemoramos os 130 anos do município.

Botão Voltar ao topo