NotíciasRio Grande do Sul

Mulher de 55 anos é o 10º óbito por Covid-19 em Novo Hamburgo

A Prefeitura de Novo Hamburgo informa com pesar que, infelizmente, mais uma moradora do município faleceu em decorrência da Covid-19. Trata-se de uma mulher de 55 anos, residente no bairro Liberdade, que estava internada em um hospital da rede privada da cidade. O óbito ocorreu ontem. Ela tinha doença cardíaca e diabetes.

O resultado positivo para Covid-19 foi recebido no dia 16 de junho depois de testagem pelo método RT-PCR.

Este é o 10º óbito de moradores do município provocado pelo coronavírus.

Ações para enfrentar o aumento no número de casos de Covid

A Prefeitura de Novo Hamburgo está se organizando para dias de intensa procura por atendimento médico em razão da Covid-19. A exemplo do que vem sendo realizado desde o princípio, o Município vem atuando em duas frentes distintas, mas que se completam: na ampliação da estrutura de atendimento e na conscientização da população para evitar aglomerações e insistir no achatamento da curva de contágio.

“Estamos chegando naquele momento em que sempre alertamos: aumento considerável de casos. As pessoas precisam entender que é fundamental evitar atividades sociais. Nosso principal problema tem sido as aglomerações em bares nos bairros, reuniões e festas domiciliares com grande número de pessoas”, alerta o secretário municipal de Saúde, Naasom Luciano.

A prefeita Fátima Daudt lembra que é fundamental o envolvimento de todos nesta luta. “É impossível colocar um fiscal em cada esquina ou tendo que atender chamados de festinhas particulares. Agora é a hora de sermos hamburguenses “raiz”, buscar no chão desta cidade a força para combater a maior crise sanitária aqui vista”, acrescenta.

Fátima relembra que o encontro de terça-feira com entidades empresariais teve justamente este propósito, o de chamar todos em uma grande campanha contra aglomerações. “É isso que precisamos! Levanta hamburguense! Coloca no bolso máscaras e entregue ao amigo que acha bobagem usar. Converse com o vizinho festeiro e diga que este não é o momento para comemorações. Não vá ao shopping ou lojas para passear. Para ir ao supermercado, basta uma pessoa por carrinho”, exemplifica.

AÇÃO IMEDIATA NA AMPLIAÇÃO NA ESTRUTURA DO HOSPITAL MUNICIPAL:

MAIS UTI: O Hospital Municipal de Novo Hamburgo intensificou nesta quarta-feira a restruturação para viabilizar 20 leitos de UTI destinados unicamente para a Covid.

Além de outros 20 leitos para outras patologias (sendo dez leitos semelhantes à UTI e dez intermediários). A Prefeitura também assinou a contratação de dez leitos de UTI com empresa RTS Rio S/A (a mesma que fornece para o Ministério da Saúde). O município está gerenciando para que a entrega ocorra o mais rapidamente possível.

MAIS LEITOS CLÍNICOS: O Hospital Municipal também já tem preparado mudanças em sua estrutura para destinar mais leitos clínicos para internação de pacientes com Covid tanto na ala Andorinha (já destinada para a pandêmia), quanto em outras alas do hospital (devidamente isoladas).

AÇÃO IMEDIATA NA MOVIMENTAÇÃO JUNTO À SOCIEDADE:

RESTRIÇÕES A ATIVIDADES SOCIAIS NOTURNAS: Publicação do decreto 9273/2020, que restringe as atividades noturnas a partir das 20 horas. Fica excepcionado o funcionamento das atividades essenciais, supermercados, padarias, postos de combustível e instituições de ensino que já possam retomar suas atividades.

MAIS CONSCIENTIZAÇÃO: Reunião nesta terça-feira com entidades empresariais para que se envolvam na luta contra o coronavírus para além de seus estabelecimentos, procurando a conscientização de todos contra aglomerações e pelo uso de máscaras;

Campanha da Prefeitura com todos os moradores, inclusive os da periferia, com distribuição de panfletos, utilização de carros de som, rádios e jornais, alertando contra aglomerações e quanto ao perigo do coronavírus.

MAIS RIGOR NA FISCALIZAÇÃO: Central de Fiscalização, criada em abril, especialmente para agir na pandemia, teve sua ação normatizada na semana passada, tornando-a mais rigorosa. Em casos de reincidência, a central está suspendendo temporariamente o alvará de funcionamento, mas há ainda penalidades que vão desde multa, interdição parcial ou total do estabelecimento, cancelamento de autorização para funcionamento da empresa e até cancelamento do alvará ou intervenção no estabelecimento que receba recursos públicos de qualquer esfera.

Botão Voltar ao topo