NotíciasRio Grande do Sul

Caxias moderniza rampas de acesso a cadeirantes na área central da cidade

O projeto, com investimento de R$ 1,5 milhão, prevê construção de 1,5 mil equipamentos em mais de 150 cruzamentos

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), está modernizando as rampas de acesso a cadeirantes em vários cruzamentos da área central do município. As obras estão sendo realizadas pela Construtora Borin e o projeto foi concebido pela Coordenadoria de Acessibilidade em parceria com a SMTTM. Serão investidos pouco mais de R$ 1,5 milhão na construção de 1,5 mil rampas. As obras devem ficar prontas em um ano.

Os equipamentos estão sendo construídos de forma padronizada, em concreto com malha de ferro, e o cronograma atual é de cerca de 20% concluído. O material utilizado dá mais segurança ao usuário cadeirante inclusive em dias de chuva, já que o concreto elimina risco de derrapagem. A intervenção prevê a construção de três modelos de rampas de acesso, conforme a altura do meio fio, que começa em 10cm e vai até 15cm. Todos os equipamentos estão construídos com piso tátil e pintura acrílica a base de solvente na cor predominantemente azul.

Conforme a Coordenadoria da Acessibilidade, citando o Censo Populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, 23% dos habitantes do município haviam declarado que tinham algum tipo de deficiência.

O projeto prevê a construção das rampas em 152 cruzamentos. Na teoria, cada cruzamento comporta até oito rampas. Porém, alguns cruzamentos têm formado em “T” e receberão menor número de equipamentos. Exemplo disso ocorrerá no cruzamento das ruas Pedro Tomasi e Sinimbu, no bairro Nossa Senhora de Lourdes.

Botão Voltar ao topo