Cidades do RSRio Grande do Sul

Ivoti já aplicou 500 testes para a Covid-19

Há praticamente um mês a Prefeitura de Ivoti, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou a testagem para a Covid-19 em todos os moradores com sintomas de síndrome gripal, conforme protocolo criado pelo Comitê de Controle de Riscos da Covid-19.

A ação, que iniciou no dia 29 de maio e que teve como objetivo identificar pessoas contaminadas, cuidar e providenciar o isolamento dos casos positivos, já resultou na aplicação em 500 moradores de Ivoti.

“Pelo fato de estarmos testarmos mais, consequentemente, estão sendo identificados mais casos, iniciativa que é recomendada pela Organização Mundial da Saúde e assim pode-se fazer um melhor acompanhamento do estado clínico e isolamento do paciente”, diz o prefeito Martin Cesar Kalkmann,.

Como funciona a testagem

De acordo com o protocolo criado pelo Comitê, os testes devem ser aplicados conforme avaliação médica. Ao procurar os locais de atendimento, sejam eles o Pronto Atendimento Mais Vida, Hospital São José e Unidades Básicas de Saúde, o paciente vai ser atendido pela equipe de saúde, a qual irá avaliar e decidir para qual tipo de teste que será aplicado, seja através do teste rápido ou clínico (swab de nasofaringe e orofaringe ou aspirado nasofaríngeo).

Botão Voltar ao topo