Rio Grande do Sul

Saiba como encaminhar o seguro-desemprego se o Sine de sua cidade está fechado

Agências FGTAS/Sine de Gravataí, Lajeado, Rolante, Rio Grande e São Leopoldo atendem apenas nos canais virtuais

Das 131 agências FGTAS/Sine da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), 123 unidades dispõem de atendimento presencial gratuito de intermediação de mão-de-obra, encaminhamento do seguro-desemprego e orientações sobre Carteira de Trabalho Digital.

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Em Porto Alegre, esse serviço é oferecido, exclusivamente, nas Agências FGTAS/Sine Centro (Rua José Montaury, 31) e Zona Norte (Av. Baltazar de Oliveira Garcia, 2.132).

No interior do Estado e na Região Metropolitana, permanecem fechadas as Agências FGTAS/Sine de Gravataí, Lajeado, Rolante, Rio Grande e São Leopoldo. Os servidores dessas unidades estão em regime de teletrabalho e os atendimentos nessas localidades seguem normalmente por meio dos canais virtuais.

O funcionamento de todas as agências coordenadas pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) é de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. É permitida a entrada e permanência de público equivalente ao número de atendentes da FGTAS disponível nas unidades. É obrigatório, ainda, o uso de máscara e distância de, no mínimo, dois metros entre os trabalhadores que aguardam atendimento nas filas que se formarem eventualmente.

Para agendar o seu atendimento presencial ou para mais informações, entre em contato com a Agência FGTAS/Sine do seu município. Confira os telefones clicando aqui.

Seguro-Desemprego

O seguro-desemprego é um auxílio financeiro concedido ao trabalhador demitido sem justa causa. O trabalhador pode realizar o encaminhamento do benefício seguro-desemprego pela internet após sete dias da dispensa, por meio do aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou do portal www.gov.br.

Ao acessar a conta, é preciso clicar em “Solicitar Seguro-Desemprego” e informar o número do requerimento que está no comunicado de dispensa. Em seguida, confirmar a solicitação e obter um comprovante ao final do processo. Se a solicitação online for concedida automaticamente, o trabalhador receberá a informação de que a emissão das parcelas ocorrerá em 30 dias contados a partir da data de liberação pelo sistema. Caso ocorra problemas no encaminhamento on-line, será necessário entrar em contato pelo telefone 158.

Se o sistema notificar pendências, o cidadão deve enviar e-mail para a Agência FGTAS/Sine da sua cidade para que seja fornecido auxílio nas situações de seguro empregado doméstico, seguro com alvará judicial, seguro por término de contrato ou se o sistema acusar confirmação no posto e divergência de dados cadastrais.

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