NotíciasRio Grande do Sul

Literatura é tema da próxima live da SMED de Novo Hamburgo

Seguindo a agenda de atividades de formação continuada para professores e profissionais das escolas municipais, a Secretaria de Educação (SMED) de Novo Hamburgo realiza mais uma transmissão ao vivo. O próximo encontro será na quarta-feira, 1 de julho, às 14 horas e terá como tema a literatura.

Com a provocação “Ler é perder tempo?”, o escritor, ator e cenógrafo pernambucano Luciano Pontes é o convidado desta edição. A live pode ser acompanhada no canal da SMED no YouTube pelo link youtu.be/pPDOlxAh35w e será mediada pela secretária de Educação Maristela Guasselli. “Neste encontro queremos destacar a importância da literatura que considero um direito humano e um grande gesto de liberdade. Estas transmissões, assim como uma série de outras iniciativas, buscam aproximar os profissionais da Rede Municipal de Ensino e abordar temas que envolvem a educação”, explica Maristela.

As transmissões fazem parte da proposta “Reflexões e aproximações em tempos de quarentena”, elaborada pela SMED como forma de aproximar os profissionais das 86 escolas municipais e cinco espaços pedagógicos durante o período de distanciamento social no combate ao novo coronavírus. Esta será a oitava live promovida pela secretaria, além dos encontros de formação das equipes diretivas, professores e funcionários realizadas a partir dos recursos da plataforma G-Suíte da Google for Education. As lives anteriores já somam cerca de 50 mil visualizações e seguem disponíveis no YouTube.

Convidado

O pernambucano Luciano Pontes é escritor, ator, cenógrafo, ilustrador, contador de histórias e palhaço do programa Doutores da Alegria em Recife. Tem formação livre em teatro e dança. Integrou durante cinco anos o elenco de atores-manipuladores do mamulengo Só-Riso, uma das principais companhias de teatro de bonecos do Brasil. Ganhou os prêmios: APACEPE de melhor cenário de dança com Oratórium (2002) e o do Festival Nordestino de Guaramiranga com O Terceiro Dia (2003). Entre seus livros publicados estão Ouvindo conchas do mar; Uma história sem pé nem cabeça e O carrossel do tempo.

Lives anteriores:

  • Empatia e humanização, com Fernando Antunes
  • O que as crianças precisam viver na Educação Infantil?, com Luciane Varisco e Paulo Fochi
  • Vínculo afetivo e saúde mental na perspectiva da neurociência, com Guilherme Nogueira
  • O valor da vida, com Viviane Mosé
  • O protagonismo docente na educação contemporânea, com Joice Lamb, Luiz Balón e Milene Barazzetti.
  • Qualidade de vida em tempos de pandemia, com Vivian Laube
  • Cuidado, escuta e vínculos: por uma escola viva em todos os tempos, com Bianca Stock
Botão Voltar ao topo