DestaqueNovo Hamburgo

Grêmio Estudantil da Unidade Fundação Evangélica se reinventa em período de pandemia

Realizando trabalho diferenciado, estudantes estão promovendo diversos projetos on-line, como as lives (foto)

A liderança e o trabalho colaborativo são habilidades desenvolvidas pelo Grêmio Estudantil Castro Alves – GECA desde sempre. No atual momento da pandemia de coronavírus, em que os estudantes estão vivenciando as aulas on-line em função do distanciamento social, essas habilidades estão sendo desenvolvidas de forma ainda mais intensa.

Publicidade

No momento em que todos precisam se adaptar e buscar novas formas de continuar com as atividades, os integrantes do GECA 2020 também enfrentam esse desafio com muita criatividade. É no meio digital, através do Instagram, que o grupo de estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio da Unidade Fundação Evangélica está encontrando espaço para se reinventar, propondo diferentes ações e alcançando os demais colegas da escola.

A tradicional gincana, por exemplo, ganhou novo formato nesse momento, mas não perdeu o objetivo de unir e entreter as turmas. Em uma das tarefas da gincana on-line, as equipes precisaram criar um vídeo com memórias do seu grupo, uma forma de relembrar momentos marcantes de cada ano.

Uma semana cultural também foi organizada pelo Grêmio Estudantil. A partir da realização de diversas lives, com a participação de alunos e professores, conteúdos sobre variados temas foram compartilhados com o público. Segundo o Presidente do GECA – João Vitor Eltz, o sucesso das lives foi tão grande, que foi necessário ampliar o projeto. A partir disso, organizaram momentos de bate-papo ao vivo com pessoas de fora da comunidade escolar, como o Campeão Olímpico e Mundial de Vôlei – André Heller e o Consultor, Palestrante e Protagonista do Documentário Lixo Extraordinário – Tião Santos.

Vídeos com dicas de atividades para fazer em casa também foram produzidos. Os integrantes do GECA ensinaram receitas, exercícios e desafios para realizar com a família.

Atualmente, em conjunto com o Diretório Acadêmico da Faculdade IENH e os Grêmios Estudantis Unidades Pindorama e Oswaldo Cruz, o GECA está promovendo campanhas de doação e arrecadação. Inclusive, estão aceitando doações. – Quem tiver interesse em ajudar, pode entregar roupas, materiais escolares e livros na guarita da Unidade Fundação Evangélica.

Para a Vice-Presidente do GECA – Fernanda Bergonsi, o atual momento é um período que requer muito cuidado e atenção. Ela conta que todas ações são planejadas com muita seriedade e carinho, pois o grupo entende que são atividades importantes no cotidiano dos colegas. “Organizamos reuniões semanalmente quando necessário, mas estamos ativos especialmente nos grupos de organização, tanto do Grêmio Estudantil inteiro quanto de cada setor. Todos estão se apoiando de forma muito criativa, com cuidado e amor”, conta a estudante.

Segundo o presidente João, o maior desafio é manter o foco em equipe e também elaborar as atividades em um ritmo constante para manter o GECA ativo. “Por termos um grupo de alunos muito forte e competente, além do grande apoio da professora Rita Cunha, nossa orientadora, e de toda direção da IENH, estamos conseguindo realizar atividades incríveis com os alunos, o que nos deixa extremamente realizados”, destaca. Também falando do trabalho realizado em equipe, Fernanda salienta a importância do apoio que o grupo recebe. “Temos um apoio imenso para continuar como grupo, o que me deixa muito grata e feliz pelo que construímos até então. Um carinho especial à nossa professora Rita, que sempre nos guia em todos nossos passos de forma cuidadosa e repleta de amor, sempre pensando no próximo”, comenta.

A experiência é nova para todos. Enfrentando o desafio de se reinventar, os integrantes do GECA também aprenderam a se desenvolver ainda mais, criando soluções criativas e se potencializando como líderes. “As oportunidades que a IENH traz ao longo da minha caminhada escolar como líder me tornam mais forte e me ensinam muito. Agradeço pelas oportunidades que recebo, que me tornam um ser humano em constante aprendizado”, finaliza Fernanda.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar

Seu navegador está bloqueando os anúncios deste site.

Todo o conteúdo deste portal é 100% gratuito. Os anúncios que exibimos é a forma de manter este veículo de informação independente e comprometido somente com você leitor.