NotíciasRio Grande do Sul

Pelotas aumenta em 17,2% o número de exames para Covid-19

Maior acréscimo é relacionado a 330 novos testes rápidos, aplicados pelas unidades de referência, UBSs e Vigilância Epidemiológica

Pelotas contabiliza, até o dia 30 de junho, 6.855 exames para confirmação, ou não, de infecção pelo novo coronavírus: o número corresponde ao aumento de 17,2%, conforme levantamento da Prefeitura. Desse total, 4.355 foram registrados pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde (SMS) e 2,5 mil são referentes à pesquisa EPICovid-19, feita pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O município alcança a marca de 20,1 testes para cada mil habitantes.

Os testes rápidos, enviados pelo governo do Estado, segundo a epidemiologia local, responderam pelo crescimento da quantidade de análises realizadas, na cidade, no período de uma semana.

O acréscimo, em oito dias, chegou a 40%, o que representa 330 novos exames capazes de identificar anticorpos para o vírus que causa a Covid-19. De março até agora, a Vigilância já computou 1.155 testes rápidos realizados por moradores do município.

Os exames PCR, testes rápidos e Elisa (baseado na reação de antígenos-anticorpos), efetuados em laboratórios privados credenciados ao Ministério da Saúde, perfazem 2.442 laudos, do começo da pandemia até agora. Na última semana, foram 200 novos exames, um aumento de 8,9% comparado ao somatório da semana passada.

O Laboratório Central do Estado (Lacen/RS) analisou 117 novos exames, entre 23 e 30 de junho, quantidade que superou a da semana anterior em 18, 1%. O Lacen é responsável por 763 laudos de material coletado desde o registro dos primeiros casos da pandemia.

Pesquisa EPICovid-19
No último fim de semana, a UFPel procedeu à quinta etapa da pesquisa EPICovid ─ estudo que está mapeando a progressão do novo coronavírus no Estado ─, e aplicou novos 500 testes rápidos em cidadãos residentes em Pelotas. A quantia aplicada pela Universidade, até agora, é de 2,5 mil testes. Assim como nas testagens anteriores, a instituição apurou resultado positivo, para o Sars-CoV-2, em apenas uma pessoa.

Botão Voltar ao topo