NotíciasRio Grande do SulSaúde

Caxias do Sul vai investir no tratamento precoce ao coronavírus

Município permanece na bandeira laranja até o final da semana no Modelo de Distanciamento do Governo do Estado

A região da Serra, incluindo Caxias do Sul, permanece na bandeira laranja esta semana no Modelo de Distanciamento do Governo do Estado, após recurso da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), acatado pelo Estado nesta segunda (06/07).

O Prefeito Flávio Cassina informa que o município, em conjunto com os demais municípios da região, continua trabalhando para manter os indicativos. Cassina e os demais prefeitos da Amesne avaliam o tratamento precoce ao coronavírus. Em uma videoconferência no início da tarde desta segunda, debateram novamente a prática do método preventivo. “Continuamos abrindo novos leitos, aumentando a capacidade de atendimento. Mas vai chegar uma hora que não teremos mais recursos para isso. Então, estamos montando a muitas mãos este protocolo clínico, a nível regional. Está sendo elaborado por médicos, secretários da saúde, advogados e com o Ministério Público Federal e dará segurança jurídica aos prefeitos. Esse método do tratamento precoce tem o respaldo de mais de 500 médicos (técnicos da área), e possibilita adotar medicamentos diferenciados no tratamento da covid-19 em fases preliminares, por isso a importância da triagem. Mas o tratamento só acontecerá se for a vontade do paciente e com a devida prescrição médica”, explica.

Cassina reforça que, enquanto o protocolo clínico não fica pronto, segue o isolamento social. “O povo ainda não está consciente da gravidade da situação. Vemos ainda pessoas sem máscaras, o que já é obrigatório há tempo. Peço às pessoas que evitem se aglomerar, sair a família toda para ir aos supermercado, por exemplo. Precisamos, agora mais do que nunca, cuidar uns dos outros, evitando assim maior contágio, casos e internações”, conclama.

Botão Voltar ao topo