NotíciasRio Grande do Sul

Novo Hamburgo acompanha subida do Rio dos Sinos

Prefeitura articula ações de assistência à população

A Defesa Civil de Novo Hamburgo vem monitorando desde a madrugada desta sexta-feira, dia 10, os pontos de inundação pela cidade devido à cheia do Rio dos Sinos em Novo Hamburgo. Como medida de precaução e comunicação aos moradores, a Prefeitura destinou um carro de som, na tarde de hoje, passando informações preventivas em localidades com pontos mais críticos, como nas comunidades da Vila Integração, em Lomba Grande, vilas Marrocos e Kroeff, no bairro Santo Afonso, e nas Vilas Getúlio Vargas e Kippling, no bairro Canudos.

“Estamos monitorando a subida do Rio dos Sinos, que já chegou aos 6,68 metros, hoje às 17h, o que fez de maneira preventiva, informarmos à comunidade o risco de inundações”, frisou o coordenador da Defesa Civil, Tenente Claudiomiro da Fonseca.

A Defesa Civil fechou para trânsito de veículos, a Rua Bruno Werner Storck, no cruzamento com a Avenida dos Municípios, no bairro Canudos, outro ponto que está com vias alagadas é a Vila Integração em Lomba Grande.

População atingida (famílias) no momento:

  • Desabrigados: 0 família
  • Desalojados: 0 família
  • Atingidos: cerca de 70 famílias

Nível do Rio dos Sinos sobe mais de 16 cm nesta sexta-feira

Desde a primeira mediação de hoje, às 5 horas, o nível do Rio dos Sinos estava em 6,52 m, e subiu mais de 16 centímetros durante o dia, até as 17 horas.

Prefeitura age de forma preventiva

Um grupo para a tomada de decisões foi formado na prefeitura para agir de acordo com as necessidades apresentadas em decorrência das inundações. A Defesa Civil e a Secretaria de Desenvolvimento Social estão ao lado de outras secretarias reunindo-se desde a última quarta-feira, 8, organizando ações emergenciais. “Prevendo transtornos junto à população de algumas áreas de nossa cidade, nos reunimos para traçarmos um plano de ação, envolvendo várias secretarias, para auxiliarmos os possíveis desabrigados e desalojados”, explicou o secretário de Desenvolvimento Social, Daniel Bota.

Em caso de emergência, a população pode ligar para os seguintes telefones de plantão de Defesa Civil: 9-9707-99549-8058-99799-8013-9178.

Botão Voltar ao topo