NegóciosNotíciasRio Grande do Sul

Saúde durante a pandemia foi o foco do Webinar promovido pela ACI e LIDE RS

Novo Hamburgo/RS – Dando seguimento ao propósito de oferecer esclarecimentos sobre o assunto que predomina atualmente e que atinge a todos, a pandemia da Covid-19, a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, juntamente com a LIDE RS, promoveram, na noite de sexta-feira (10) o Webinar Construindo Soluções – Estruturação de sistema de saúde e atenção primária. Participaram da discussão os profissionais da área médica, o cirurgião geral, intensivista e prefeito de Porto Feliz/SP, Antônio Cássio Habice Prado, o médico cirurgião geral e diretor executivo da Prevent Senior, Pedro Benedito Batista Junior, o presidente da Sociedade Médica de Canoas (Somedica), Luciano Zuffo, também membro do Grupo COVID RS, assim como presidente da LIDE RS, Eduardo Fernandez. A mediação foi do diretor da ACI, Marco Aurélio Kirsch.

Tendo como tema principal “Modelos comprovados de sucesso no combate ao Covid”, o Webinar, gratuito e aberto a todos os interessados, focou em alternativas que possam diminuir os impactos nas áreas da saúde, social e econômica, com exemplos já colocados em prática no Brasil.

O médico e prefeito de Porto Feliz, com 53 mil habitantes e distante 100 quilômetros da capital, fez um relato do trabalho realizado no município paulista, tendo início em fevereiro deste ano, logo após a primeira divulgação da doença. Com grandes empresas em sua área territorial, a cidade colocou em prática um “posto sentinela”, comprou insumos e implantou um kit de medicamentos, mediante receita médica e com aceite do paciente. “Fomos muito criticados. Montamos um protocolo, com diversos medicamentos, e fomos atualizando. Já estamos na sétima versão, que é destinada à fase precoce do coronavírus. Toda a nossa equipe médica segue este protocolo e não tivemos casos de doentes na nossa equipe, apenas dois que não quiseram fazer profilaxia”, explicou Antônio Cássio Prado. “Digo que dos tratamentos precoces realizados, 95% que tratou precocemente não precisou internar. O tratamento precoce funciona. Somos a favor do protocolo que foi iniciado na Prevent Senior e não da droga X ou Y. Nós ouvimos o que eles tinham a dizer. Infelizmente, o Brasil não ouviu e podíamos ter evitado mortes”, afirma o médico/prefeito.

O médico cirurgião geral e diretor executivo da Prevent Senior, Pedro Junior ressaltou sobre a previsibilidade que estava sendo discutida desde novembro, com prazo para formatar um sistema de combate à pandemia. “Hoje sou responsável por uma empresa de meio milhão de vidas, com uma média de idade de 68 anos. Literalmente, seria o público a ser dizimado, e os resultados de prevenção e tratamento no início da doença, trouxeram excelentes evidências de cura”, reforçou ele.

E o médico Luciano Zuffo, do Grupo COVID RS, ressaltou que discutir evidências, neste momento urgente, é preciso ser deixado um pouco de lado, para agir. “Temos que reverter o quadro. Hoje contamos com mais de 49 estudos que mostram que o tratamento precoce é a principal ferramenta que temos para diminuir a mortalidade e a evolução da doença”, destacou, ao citar três exemplos, um em Detroit (USA), outro em Marselha (França) e ainda uma metanálise, trabalho realizado com 105 mil casos, de 20 estudos em nove países.

“Este momento é histórico, porque estamos construindo mostrar possibilidades reais, num trabalho conjunto entre a ACI e a Lide”, afirmou Marco Kirsch. “Vida e economia sempre andam juntas. Na saúde, os tratamentos que estão sendo implementados buscam a questão da saúde, mas também dirimem os impactos sociais e econômicos dos ambientes onde estão inseridos. Parabéns a nossa parceira ACI, não só neste, mas em tantos outros eventos e temas”, complementou o presidente da LIDE RS, Eduardo Fernandez.

Até o fechamento desta matéria, segunda-feira (13), o Webinar já contou com 1.052 acessos. Confira no link https://youtu.be/KER3NYyMNtY , transmitido pelo Youtube Live.

Botão Voltar ao topo