Cidades do RSNotíciasRio Grande do SulSaúde

Clínica de Saúde da Criança transforma Canoas em um município de referência pediátrica

Inaugurado no dia 15 de abril, o espaço atende todos os dias, 24h, com serviços de urgência e emergência

“Quando fiquei sabendo que tinha sido aberta a Clínica de Saúde da Criança, trouxe minha filha e fomos muito bem atendidas. Esse lugar deveria ter sido criado há muito tempo, estávamos precisando disso”, declara a moradora de Canoas, Pâmela do Amaral. A felicidade não é só da auxiliar de cozinha, mas de muitas famílias que passaram pelo espaço totalmente reformado e inaugurado há exatos três meses, no Hospital Universitário (HU). Aberto 24 horas, todos os dias, desde então, realiza atendimentos de urgência e emergência nas especialidades de pediatria, cirurgia pediátrica, pneumologia, cardiologia, neurologia, otorrinolaringologia, endoscopia de urgência e endocrinologia.

Para a canoense Franciele Peres, a praticidade e a resolutividade da equipe médica são os principais benefícios da Clínica de Saúde da Criança. Ela é mãe de três meninos e, antes da inauguração do local, recorria a Porto Alegre quando necessitava. “Meu filho era recém-nascido e tínhamos que ir até outra cidade porque aqui não existia um espaço específico para criança. É maravilhoso saber que em uma emergência podemos contar com a clínica”, relata. Ela também destaca que, durante a pandemia do novo coronavírus, consultar no local exclusivo para os pequenos gera mais segurança às famílias.

Foto: Vinicius Thormann SMS/Canoas

De acordo com o chefe do Serviço de Pediatria do HU, Dr. Paulo Nader, o retorno da comunidade tem sido melhor do que o esperado por dois grandes motivos. O primeiro deles é em virtude do pronto atendimento pediátrico oferecido em um ambiente moderno que, pelo menos na região metropolitana, são poucos os disponíveis. Porém, o mais importante, segundo o médico, é a referência do serviço para todos os pacientes que procuram auxílio. “Se dou alta para um prematuro na UTI Neonatal e ele tem alguma intercorrência, os pais sabem que aqui podemos acolhê-lo e dar uma melhor assistência para essa criança”, explica.

O prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, ressalta que a Clínica de Saúde da Criança é uma das conquistas mais significativas dos últimos anos na área da saúde, inclusive, por pertencer ao hospital recentemente municipalizado. “Todos os esforços e investimentos no HU, como a reforma em oito dos 10 andares, a abertura de 200 leitos clínicos para o tratamento da covid-19, a entrega de um novo bloco cirúrgico, novas UTIs e as Clínicas de Saúde da Criança e da Mulher, ficarão para sempre como um legado da comunidade canoense”, destaca Busato.

Botão Voltar ao topo