NotíciasRio Grande do Sul

Novo Hamburgo registra 47 autuações por embriaguez ao volante em 2020

Número também engloba atos de recusa ao teste do etilômetro

No primeiro semestre de 2020, 47 condutores foram autuados em Novo Hamburgo por dirigirem sob a influência de álcool ou por se recusarem a fazer o teste do etilômetro. A grande maioria das autuações ocorreu durante as 11 edições da Operação Balada Segura, executada no município pela Guarda Municipal (GM), através de convênio firmado com o Detran RS.

Os números refletem uma importante redução em relação ao ano passado. Em 2019, 599 condutores foram autuados por embriaguez ou recusa, o que representa uma média mensal de 49,9 multas. Já as 47 autuações efetuadas nos primeiros seis meses de 2020 resultam em uma média mensal de apenas 7,8 multas.

Para o secretário de Segurança de Novo Hamburgo, Roberto Jungthon, os números refletem a nova realidade de distanciamento social e fechamento de bares, pubs e restaurantes durante a noite, que resulta numa diminuição de veículos nas ruas. “Não é possível deixar de estabelecer essa conexão. No entanto, aqueles que insistem em descumprir as determinações dos decretos expedidos pela prefeitura e pelo Estado continuam sendo flagrados e autuados pela GM”, afirma.

O total de autuações expedidas ao longo do primeiro semestre do ano é de 9.708. Destas, destacam-se as multas por excesso de velocidade (1.739), avançar em sinal vermelho (984), conduzir o veículo sem usar o cinto de segurança (832), dirigir manuseando o telefone celular (647) e dirigir segurando o telefone celular (479).

As mais de 1,7 mil autuações por excesso de velocidade foram aferidas por meio do radar móvel, empregado em 177 operações efetuadas pela GMNH – cujas atividades foram suspensas em virtude da grande diminuição na circulação de veículos e realocação de efetivo da GM ocasionada pela pandemia de Covid-19.

Mesmo com mudança no cotidiano da GM visando combater a propagação do novo coronavírus, a corporação conseguiu efetuar ações de conscientização para um trânsito mais seguro. No primeiro semestre de 2020 foram executadas 11 blitze educativas, onde os condutores não foram multados, mas receberam orientações dos agentes. Além disso, cerca de 250 trabalhadores de empresas de Novo Hamburgo participaram de palestras oferecidas pela corporação.

Botão Voltar ao topo