NotíciasRio Grande do Sul

Prefeito Cassina assina Estatuto do Consórcio Caminhos de Caravaggio

Este é o primeiro Consórcio de Turismo da Serra Gaúcha

O Prefeito Flávio Cassina, acompanhado pelo Vice-prefeito Edio Elói Frizzo, assinou na tarde desta quinta (16/07) o Estatuto do Consórcio Intermunicipal Caminhos de Caravaggio. O ato foi acompanhado pelos secretários do Turismo de Caxias do Sul, Enio Martins e de Farroupilha, Miguel Angelo Silveira de Souza, também pelo secretário do Urbanismo, João Uez, pelo líder do Governo, vereador Velocino Uez e pelo ex-secretário de Farroupilha, Francis Dobner Casali.

O consórcio, composto por Caxias do Sul, Farroupilha, Nova Petrópolis, Gramado e Canela, tem o objetivo de executar ações, obras e serviços em vias públicas e demais áreas de interesse turístico que foram o roteiro Caminhos de Caravaggio; gerenciar e otimizar recursos, financeiros e materiais, respeitando a padronização determinada; realizar estudos, pesquisas ou projetos destinados à formação de recursos humanos nas áreas de interesse do Consórcio, para o cumprimento de sua finalidade; captar e destinar recursos para investimento nas áreas que formam o roteiro; promover a aquisição de bens, execução de obras e gestão associada de serviços públicos na área de turismo, cultura, patrimônio histórico e natural, planejamento e gestão administrativa; e atuar na promoção de divulgação do roteiro, sempre fomentando e fortalecendo sua marca.

Após a assinatura do prefeito de Farroupilha no documento, será formalizado o primeiro Consórcio de Turismo da Serra Gaúcha.
O processo: O projeto do roteiro Caminhos de Caravaggio foi elaborado em 2016. Em 2018, houve a aprovação da lei na Câmara Municipal (nº 8.372), que institui o roteiro no município, que foi inaugurado em maio de 2019. Em novembro de 2019, foi aprovada a lei estadual nº 15.369, que instituiu o roteiro turístico Caminhos de Caravaggio no Estado do Rio Grande do Sul.

Sobre o roteiro: A rota passa pelas cidades de Canela, Gramado, Nova Petrópolis, Caxias do Sul até chegar ao Santuário de Caravaggio em Farroupilha. Ao iniciar o trajeto, o turista recebe um guia de peregrino, que mostra o roteiro completo do percurso dividido em 10 trechos e também traz algumas dicas de locais para se alimentar e descansar. Os percursos diários sugeridos variam de 15 a 28 km. Ainda no começo o peregrino também receberá um passaporte, o qual é carimbado em cada parada. No final do percurso, ele recebe um certificado que comprova que percorreu todos os 200km. Em Caxias do Sul, o percurso passa pelos distritos de Vila Cristina, Santa Lúcia do Piaí e Vila Oliva, fomentando o turismo nestas localidades.

Botão Voltar ao topo