Cidades do RSRio Grande do SulSaúde

Flores da Cunha alerta para importância do uso da Máscara Facial

Lembrando que a utilização do equipamento de proteção se tornou obrigatório através de lei nacional

A secretaria da saúde de Flores da Cunha alerta que o uso de máscaras é um dos principais aliados para a proteção contra o novo coronavírus, auxiliando na redução da propagação viral de pessoas assintomáticas e na proteção de quem está ao redor. Infelizmente nas últimas semanas o contagio do Covid-19 aumentou consideravelmente no nosso Estado, e os índices também foram altos em Flores da Cunha , assim, quanto mais pessoas usarem corretamente o equipamento, menos o vírus se espalha.

Todas as pesquisas mundiais mostram que o uso generalizado de máscaras, associado ao distanciamento social e algumas medidas de isolamento, é a melhor forma de administrar a pandemia, e permitir assim, a reabertura das atividades econômicas de forma mais segura e em curto prazo. Vale ressaltar que o uso das máscaras não substitui as medidas de prevenção, como: distanciamento social e a higienização das mãos. E lembre-se, se puder, fique em casa.

Faça sua Máscara

O melhor é que você pode fazer em casa, confira nesse link como produzir a sua máscara caseira de uma forma bem simples. Assista o vídeo aqui.

Confira algumas orientações para o uso correto de máscaras:

1. Nenhuma máscara fornece uma proteção de 100% contra o novo coronavírus.

2. Nunca usar máscaras em crianças menores de 2 anos ou em pessoas com dificuldades respiratórias.

3. Máscaras bem utilizadas podem reduzir a probabilidade de contaminação, mesmo que não eliminem totalmente essa possibilidade.

4. As máscaras profissionais devem ser reservadas, preferencialmente, para os serviços de saúde.

5. Não há estudos que deem segurança sobre o uso de máscaras de pano, TNT, papel e outros materiais. Apesar disso, é plausível que, se usadas corretamente, ofereçam uma barreira física que reduza a contaminação.

6. Máscaras de qualquer tipo, quando usadas de forma incorreta, podem dar uma falsa sensação de segurança e piorar a possibilidade de contágio.

O uso de máscaras deve ser sempre acompanhado das demais medidas recomendadas

1. As máscaras de pano devem servir confortavelmente no rosto e devem permitir respirar sem limitação.

2. As máscaras não dispensam a recomendação de distanciamento físico. A melhor maneira de evitar contaminação é não se expor. As máscaras devem ser usadas somente nas situações em que é realmente necessário sair de casa.

3. Lavar as mãos com frequência, com água e sabão, por 20 segundos, ou use álcool 70% INPM.

4. Manter distância mínima de 2 metros entre as pessoas.

5. Não tocar na boca, nariz e olhos.

6. Se tossir ou espirrar, cubra seu nariz e sua boca com o cotovelo flexionado ou lenço de papel, descartando-o imediatamente após o uso e, imediatamente, realize a higiene das mãos.

Sobre o uso e descarte correto das máscaras

O uso e descarte apropriados das máscaras são fundamentais para garantir a eficácia e evitar o risco de transmissão do vírus.

1. A máscara deve cobrir completamente o nariz e a boca, sem espaço nas laterais.

2. Jamais tocar o rosto.

3. Para colocar e retirar a máscara, tocar apenas nas alças laterais das mesmas. Não tocar na máscara.

4. Lavar as mãos antes de colocar e logo após retirar a máscara.

5. A duração da máscara é de cerca de duas horas. Caso a máscara fique úmida, trocar por uma nova máscara seca.

6. Descartar a máscara imediatamente após a remoção: coloque a máscara num saco plástico e ate a máscara antes de descartar no lixo doméstico não reciclável (no caso das residências).

7. No caso dos serviços de saúde, descartar as máscaras usadas como os demais resíduos sépticos (hospitais, clínicas, laboratórios, farmácias, etc.) por conter ou potencialmente conter vírus e outros patogênicos.

8. No caso das máscaras de pano, estas podem ser lavadas com sabão ou água sanitária, deixando de molho por 20 minutos e, se possível, secar ao sol e passar a ferro.

9. O uso da máscara é individual e a mesma não deve ser compartilhada com outras pessoas.

10. As máscaras de pano são somente para pessoas sem nenhum sintoma. As pessoas com sintomas devem utilizar máscaras cirúrgicas e praticar o isolamento.

11. Não reutilizar máscaras descartáveis.

Botão Voltar ao topo