NotíciasRio Grande do Sul

Novo Hamburgo: pesquisas desenvolvidas por estudantes é tema de live da SMED

Entre as ações desenvolvidas pela Secretaria de Educação (SMED) de Novo Hamburgo durante a quarentena está a transmissão ao vivo de conversas com a participação de especialistas em diferentes áreas. Exibidas pelo canal do YouTube da SMED, as lives reúnem, ainda que virtualmente, profissionais da Rede Municipal de Ensino além de professores de outras cidades e até estados brasileiros. Na quarta-feira, dia 22 de julho, o tema do encontro será “O protagonismo do estudante no Ensino pela Pesquisa” e contará com a participação de estudantes de escolas municipais. “Valorizamos o protagonismo dos professores e estudantes também com ações como esta, que oportunizam destacar os projetos de pesquisa que desenvolveram e o conhecimento que construíram”, explica a secretária de Educação, Maristela Guasselli. A live terá início às 14he pode ser acompanhada pelo endereço youtu.be/FbQ87QJGsho.

Participarão desta live as estudantes Alice Schnorr dos Santos, da EMEF Prof. Adolfina Diefenthaler, que falará sobre empoderamento feminino; Júlia Brandelero Labres, da EMEF Bento Gonçalves, com o tema sustentabilidade e Janete da Rosa, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da EMEF Eugênio Nelson Ritzel, com abordará alimentação saudável e obesidade.

As transmissões fazem parte da proposta “Reflexões e aproximações em tempos de quarentena”, elaborada pela SMED como forma de aproximar os profissionais das 86 escolas municipais e cinco espaços pedagógicos durante o período de distanciamento social no combate ao novo coronavírus. Esta será a décima live promovida pela secretaria, além dos encontros de formação das equipes diretivas, professores e funcionários realizadas a partir dos recursos da plataforma G-Suíte da Google for Education. As lives anteriores já somam mais de 60 mil visualizações e seguem disponíveis no YouTube.

Lives anteriores:

  • Empatia e humanização, com Fernando Antunes
  • O que as crianças precisam viver na Educação Infantil?, com Luciane Varisco e Paulo Fochi
  • Vínculo afetivo e saúde mental na perspectiva da neurociência, com Guilherme Nogueira
  • O valor da vida, com Viviane Mosé
  • O protagonismo docente na educação contemporânea, com Joice Lamb, Luiz Balón e Milene Barazzetti.
  • Qualidade de vida em tempos de pandemia, com Vivian Laube
  • Cuidado, escuta e vínculos: por uma escola viva em todos os tempos, com Bianca Stock
  • Ler é perder tempo?!, com Luciano Pontes
  • O Ensino Fundamental e os processos didáticos-metodológicos na perspectiva do Ensino pela Pesquisa, com Adriane Brevia, Carlos Bach e Sandra de Oliveira
Botão Voltar ao topo