NotíciasRio Grande do SulSaúde

Surto na prefeitura de São Leopoldo: 195 servidores testaram positivo para covid-19

Esta foi a primeira etapa do processo de testagem

Seguindo o cronograma de testagem dos servidores, a Prefeitura de São Leopoldo realizou de terça até a sexta-feira, 24, o teste para Covid-19 em 626 funcionários, entre profissionais de saúde, guardas municipais, trabalhadores da limpeza urbana, fiscalização e setores administrativos essenciais. Os testes foram realizados no Centro de Testagem Municipal (CTM), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsad), e nas unidades e serviços de saúde.

Entre o total de testados, 195 deram positivo através do teste rápido de IGG e IGM. Sendo destes, 133 afastados das funções por estarem com o vírus ativo. Ainda, entre o total de positivos, 62 já possuem anticorpos no organismo e não estão com o vírus ativo.

Somente na Saúde, entre os 26 diferentes serviços onde as equipes foram testadas, 140 casos são positivos, o que representa 71,79% do total destes positivos, por serem locais especialmente expostos, mesmo com o uso de todos os EPIs, conforme informação da Prefeitura Municipal. Há outros 34 positivos entre os servidores da Segurança Pública e 22 entre os demais servidores, que atuam em outras áreas, como fiscalização e gestão.

No sábado, 25, mesmo sendo feriado, as equipes do CTM da Secretaria Municipal de Saúde estarão testando outros 140 servidores, conforme os horários agendados. O trabalho deverá seguir na semana seguinte, dentro do calendário de testagem da população, além dos demais casos de surto, conforme as janelas dos casos e sintomas.

O Centro Administrativo, que foi sanitizado no último final de semana, retoma apenas o expediente interno na segunda-feira dia 27 e com acesso dos servidores já testados negativos e os recuperados. Os canais de atendimento online seguem sendo a alternativa para contatos com a Prefeitura Municipal.

Foto: Semsad/PMSL

As unidades básicas de saúde dos bairros Pinheiro e Santo André estarão fechadas a partir dessa segunda-feira. Nas duas unidades foram identificados dois casos positivos com relação entre si. As unidades foram sanitizadas e os trabalhadores com resultado negativo reforçarão o apoio na rede de saúde.

A UBS Pinheiro deverá reabrir na próxima quarta-feira, 29. Já a UBS Santo André está em fase final da obra de ampliação e a previsão é de reabertura nos próximos 45 dias.

Conforme o secretário municipal de Saúde, Ricardo Charão, “mesmo tomando todas as precauções e uso de EPIS, a testagem mostra que especialmente aqueles que não podem ficar em casa, os trabalhadores que atuam para cuidar da vida das pessoas, estão com muitos casos positivos”. Charão reforça que a maioria tem apenas sintomas leves e que Secretaria já reorganizou as equipes. “Vamos seguir esse trabalho de enfrentamento da pandemia e o serviço público não pode parar, pedimos uma atenção especial da nossa comunidade que só saia de casa se for realmente necessário”, alertou o secretário.

Unidades de Saúde são sanitizadas

Além da testagem, segue o calendário de sanitização das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Até o momento foram sanitizadas as UBS Santo André, São Cristóvão, Cohab Feitoria, Santos Dumont e Scharlau. O trabalho segue no final de semana com as unidades Mauá, Padre Orestes, Santa Marta, Vicentina, Rio Branco, Trensurb e Cohab Duque.

Botão Voltar ao topo