NotíciasRio Grande do Sul

Caxias do Sul aguarda flexibilização de regras por parte do Estado

Município, via Amesne, encaminha recurso sobre a bandeira vermelha e documento sugerindo mudanças no Modelo de Distanciamento

A Região da Serra, incluindo Caxias do Sul, permanece pela terceira semana consecutiva na bandeira vermelha no Modelo de Distanciamento do Governo do Estado. Mais uma vez, o Município entrará com recurso, via Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), com a apresentação dos dados do Observatório Regional dentro do prazo legal.

Entretanto, também neste final de semana, a Amesne vai encaminhar ao Governo do Estado um documento assinado pelos 36 prefeitos dos municípios que compõe a Associação, solicitando a padronização nos protocolos das bandeiras laranja e vermelha e mais autonomia aos prefeitos. “Como o governador havia acenado para esta possibilidade, tanto que fez uma reunião com as entidades dos municípios na quarta-feira, vamos fazer um documento propondo essas mudanças dando aos prefeitos a autonomia de decidir com os setores das suas cidades. Se o momento for crítico, a gente endurece as regras, se for mais simples, flexibilizamos, favorecendo especialmente o comércio e os serviços. Aguardamos também na segunda-feira a compreensão do governador quanto a esse nosso pedido”, explica o Prefeito Flávio Cassina.

A bandeira vermelha vale por uma semana. Além do Modelo de Distanciamento do Governo do Estado, em Caxias do Sul decretos municipais estão em vigor, principalmente o que proíbe a entrada de grupos nos estabelecimentos comerciais, uso obrigatório de máscaras e fechamento de praças e parques nos finais de semana evitando aglomerações.

Botão Voltar ao topo