NotíciasRio Grande do Sul

Prefeitura de Novo Hamburgo amplia parceria com o CASE NH durante a pandemia

Desde o início das medidas de distanciamento social visando o combate à pandemia de covid-19, a Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo (PMNH) auxilia órgãos estaduais e federais através da oferta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e assistência especializada. Uma das maiores preocupações gira em torno dos grupos que se encontram privados de liberdade, especialmente vulneráveis a potenciais surtos da doença.

Para evitar este cenário, a Secretaria de Segurança (SEG) estruturou um sistema de apoio ao Centro de Atendimento Socioeducativo de Novo Hamburgo (CASE NH), através da cedência de material e de testagem. Por meio de solicitação à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), toda a equipe de servidores e os internos do CASE NH foram testados para covid-19. Técnicos da SMS realizaram os procedimentos no local, garantindo o atendimento sem a necessidade de deslocamento.

Foram repassados, também, kits com máscaras KN95 (10 unidades), protetores faciais do modelo Face Shield (35 unidades) e máscaras cirúrgicas (200 unidades). “Quaisquer outros itens necessários serão encaminhados. Nossa intenção é garantir a saúde de todos que lá se encontram, pois sabemos que as consequências em um eventual caso de contágio coletivo podem ser graves”, afirma o secretário de Segurança de Novo Hamburgo, Roberto Jungthon.

Produção de pães para comunidades em vulnerabilidade social

Uma das ações mais bem-sucedidas da atual administração no campo da prevenção à criminalidade e à violência é o trabalho em conjunto desenvolvido pela Secretaria de Segurança (SEG) e a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase). Por meio do Programa de Desenvolvimento Municipal Integrado (PDMI), os internos do CASE NH puderam acessar as oficinas de formação laboral, aprendendo uma profissão enquanto cumprem as medidas restritivas de liberdade.

Entre os cursos ofertados, estava o de Padaria e Confeitaria, para o qual a PMNH estruturou uma cozinha industrial visando a realização das aulas no CASE NH. Essa cozinha, agora, permite que os internos da instituição possam fazer pães que são doados a comunidades de baixa renda do município, que estão entre as principais afetadas com as perdas econômicas decorrentes da pandemia de covid-19.

Até o momento, já foram produzidos cerca de 500 pães de 850g. De acordo com a direção do espaço, adolescentes de todos os setores da unidade participam da atividade, que conta com o apoio da Pastoral da Criança para a busca e a distribuição dos alimentos.

Botão Voltar ao topo