Cidades do RSNotíciasRio Grande do SulSaúde

Perfil profissional dos infectados pelo coronavírus em Pelotas

Dados apontam que profissionais que trabalham no comércio são os que mais estão se infectando

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde (SMS) de Pelotas divulgou, nesta quinta-feira (30), a quinta análise sobre o perfil profissional dos infectados pelo coronavírus em Pelotas. De acordo com o levantamento, apesar dos profissionais da saúde seguirem como os mais afetados, com 19,4% do total de casos confirmados, os comerciários/atendentes foram as atividades com maior aumento na semana analisada, com mais 38 casos. Os dados foram organizados com base nos 834 casos confirmados até segunda-feira (27).

O estudo, realizado pelo Observatório de Segurança Pública, aponta que os profissionais do comércio passaram de 101 casos para 139, atrás apenas dos profissionais de saúde, que tinham 130 casos na quarta análise e agora contam com 162. Aposentados e estudantes também chamam atenção pelo aumento no número de casos por não serem economicamente ativos, com 34 e 15 casos novos, respectivamente.

Profissionais da segurança, do lar, prestador de serviços, não informado, servidor público e profissional do esporte também tiveram aumento, com média de 10 casos em sete dias. Psicólogos, profissionais da tecnologia, pesquisadores, cozinheiros(as), veterinários, profissionais da comunicação e líderes religiosos não representam nem 1% do total de casos.

Metodologia de agrupamento

As categorias foram agrupadas por afinidade profissional: comerciário/atendente engloba todos que, de alguma forma, lidam diretamente com o público. Profissionais da saúde compreende todos aqueles que trabalham na área, desde limpeza até médicos. Já prestadores de serviço são constituídos por pintor, mecânico, serviços gerais, cuidador de idosos, fotógrafo, cabeleireira, freteiro, faxineira e autônomo.

Botão Voltar ao topo