Cidades do RSRio Grande do Sul

Capão da Canoa lança Sistema de Inspeção Municipal

O projeto institui as normas que regulam a inspeção industrial e sanitária de estabelecimentos que produzam ou comercializem produtos de origem animal e vegetal

Foi lançado, em cerimônia simbólica no auditório da Prefeitura de Capão da Canoa, o Sistema de Inspeção Municipal. O ato ocorreu na tarde de quarta-feira (29). O projeto institui as normas que regulam a inspeção industrial e sanitária de estabelecimentos que produzam ou comercializem produtos de origem animal e vegetal.

O Sistema de Inspeção Municipal será um subdepartamento da Indústria e Comércio, órgão vinculado à Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio de Capão da Canoa. O objetivo do SIM é garantir a saúde pública, a proteção do meio ambiente e a regularização das agroindústrias para a comercialização dentro do município, através da concessão do registro e da inspeção sanitária dos produtos.

São algumas das atribuições do SIM: inspecionar e fiscalizar os estabelecimentos de produtos de origem animal e seus produtos; realizar o registro sanitário dos estabelecimentos de produtos de origem animal e seus produtos; proceder a coleta de amostras de água de abastecimento, matérias-primas, ingredientes e produtos para análises fiscais; realizar ações de combate a clandestinidade, entre outras.

Conforme o Prefeito de Capão da Canoa, Amauri Magnus Germano, na prática, mais do que proporcionar a legalização dos negócios, o SIM vai reforçar o combate aos produtos clandestinos. “Ele trará também avanços nas ações de prevenção à saúde do consumidor e, com certeza, implica em um desenvolvimento econômico sustentável que é muito importante pro futuro”, ressalta.

Botão Voltar ao topo