Gastronomia

Pastelzinho assado de banana

Ingredientes

Massa

3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento químico em pó
1 colher (café) de sal
3 colheres (sopa) de Qualy Multigrãos
1 ovo
¼ de xícara (chá) de água
1 gema (para pincelar)

Recheio

2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de açúcar mascavo
3 bananas nanicas maduras picadas em cubos pequenos
1 xícara (chá) de água
1 colher (café) de canela em pó
1 colher (café) de gengibre ralado (opcional)
1 colher (café) de cravo em pó (opcional)

Modo de preparo

Massa

Em um recipiente, coloque a farinha, o fermento, o sal, a margarina e o ovo. Misture bem com as mãos. Acrescente a água e verifique o ponto (a massa deve estar lisa e soltando das mãos). Caso ache necessário, adicione um pouco mais de água ou de farinha, pois essas quantidades podem variar. Embrulhe a massa em um plástico filme e deixe descansando enquanto prepara o recheio.

Recheio

Em uma panela, coloque os açúcares e leve ao fogo para que derretam. Junte as bananas picadas e refogue. Em seguida, junte a água e as especiarias. Deixe cozinhando até que a água seque bem. Espere esfriar.

Montagem

Abra a massa com a ajuda de um rolo com espessura fina (3mm) e corte círculos com a ajuda de aros metálicos ou com a boca de algum copo ou xícara. Coloque um pouco do recheio no centro de cada círculo e dobre no meio, pressionando as bordas com a ajuda de um garfo. Unte uma assadeira com um pouco de margarina e posicione os pastéis lado a lado. Pincele os pastéis com a gema e leve ao forno por, aproximadamente, 20 minutos, até dourarem. Sirva.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo