NotíciasRio Grande do SulSaúde

Secretaria da Saúde de Caxias alerta para a importância do aleitamento materno

Semana Mundial do Aleitamento Materno ocorre do dia 1º ao dia 07 de agosto

De 1º a 7 de agosto é celebrada a Semana Mundial do Aleitamento Materno. Criada em 1992 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e UNICEF, é considerada como um momento de resgate dos benefícios do aleitamento materno e incentivo à promoção da amamentação. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) não realizará atividades alusivas à data, em 2020, por conta da pandemia. Porém, reforça a importância do aleitamento para o desenvolvimento da criança.

A Semana Mundial de 2020 tem como objetivo focar no impacto da alimentação infantil no meio ambiente, nas mudanças climáticas e na necessidade de proteger, promover e apoiar o aleitamento materno para a saúde do planeta e de seu povo. O leite materno auxilia o bebê a afastar infecções, desenvolver o sistema nervoso, reduzir o risco de obesidade, entre outros.

Covid-19 e amamentação

Devido à pandemia, a dúvida sobre o risco de contágio por Covid-19 nos bebês durante a amamentação ganhou destaque. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), até o momento, não há comprovação de que o coronavírus possa ser detectado no leite materno. Além disso, o MS reforça que não existe restrição para que as mães amamentem mesmo em locais públicos.

Ainda segundo o Ministério, após o parto, o bebê deve ser colocado em contato com a pele e amamentado mesmo que a mãe tenha sido confirmada com Covid-19. O órgão salienta que os inúmeros benefícios do contato pele a pele e da amamentação na primeira hora de vida superam substancialmente os riscos potenciais de transmissão da Covid-19.

Botão Voltar ao topo