NotíciasRio Grande do Sul

Limpeza urbana é uma demanda contante em São Leopoldo

A limpeza urbana é uma necessidade permanente na cidade de São Leopoldo, e a Secretaria Municipal de Mobilidade e Serviços Públicos (Semurb) realiza diversas ações de remoção de resíduos extradomiciliares em vários pontos da cidade depositado de forma irregular.

No sábado, dia 1º de agosto, foi realiza a remoção de resíduos extradomiciliares na divisa entre os bairros Scharlau e Campina, na avenida Coronel Atalíbio Taurino de Rezende com a avenida Thomas Edison, e no bairro Feitoria, no Loteamento Jardim dos Sonhos, ao final da rua Frederico Algayer.

É necessária a colaboração e a conscientização da população no descarte correto dos resíduos extradomiciliares. O descarte correto além de deixar a cidade limpa e organizada, elimina possíveis focos transmissores de doenças, e ao mesmo tempo, preserva o meio ambiente e ajuda a melhorar a qualidade de vida na cidade.

O Código Municipal de Limpeza Pública Urbana prevê multa pelo descarte irregular e quem for flagrado pode pagar uma quantia que varia de R$ 195,50 à R$ 17.595,00, no caso da multa máxima de 4.500 UPMs.

Como descartar corretamente/ Locais e horários de atendimento

Cada cidadão pode descartar até um metro cúbico por mês, o que equivale a um reboque cheio. Os cidadãos devem fazer um cadastro apresentando documento de identificação. A despesa com o transporte dos entulhos até os postos de coleta é de responsabilidade do cidadão.

A Prefeitura disponibiliza três entrepostas para o descarte correto, o recebimento dos resíduos é gratuito de acordo com a quantidade e o tipo de material.
Bairro Scharlau: avenida Leopoldo Albino Scherer, 430. Atendimento: de segunda a sexta-feira das 7h30 às 17h30 e nos sábados das 7h30 às 16h30.
Bairro Feitoria: avenida Feitoria, próximo à Escola Agrícola Visconde de São Leopoldo. Atendimento: de segunda a sábado das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30.
Bairro Duque de Caxias: rua Nereu Ramos esquina com a rua Porto Velho. Atendimento: de segunda a sábado das 8h30 às 11h30 e 13h30 às 16h30.

Pra denúncias de descarte irregular a população tem a disposição o WhatsApp da Semurb (51) 993376656, ou o telefone 153 da Guarda Civil Municipal (GCM).

Botão Voltar ao topo