Cidades do RSNotíciasRio Grande do Sul

Canoas oferece atrações turísticas e culturais em plataformas digitais

Em tempos de pandemia a Secretaria Municipal da Cultura e Turismo incentiva o mergulho na riqueza do município

Imagine a possibilidade de ter ao alcance de sua mão as atrações turísticas e pontos culturais de Canoas, locais onde ocorrem grandes espetáculos, museus, parques e casas históricas. E se fosse possível, além disso, voltar no tempo e visitar a cidade no início do seu povoamento em 1725, muito antes de abrigar 350 mil habitantes e se tornar uma das regiões mais prósperas e produtivas do Brasil. Tudo isso, agora, é possível através da Prefeitura de Canoas numa ação da Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo (SMCT) que, preocupada em oferecer alternativas de lazer gratuito aos canoenses durante o distanciamento social, implementa cada vez mais tecnologias no município.

Além de promover a desburocratização do serviço público e permitir que o cidadão e equipes técnicas da Prefeitura consultem informações georreferenciadas, a plataforma Geocanoas conta com três totens voltados à área da cultura e do turismo desde a última semana. O primeiro, intitulado “Tour Cultural”, mostra a localização exata de mais de 40 espaços públicos, bibliotecas e polos comerciais, como a Casa dos Rosa, Igreja Matriz, Mini Zoo e os dois shoppings existentes na cidade. Também, apresenta nove eventos tradicionais de Canoas, dentre eles a Festa do Trabalhador, Semana Farroupilha e Feira do Livro.

O segundo totem, “Antes & Depois”, ilustra grande parte da história do município. A partir de registros do Arquivo Histórico Municipal, em parceria da Biblioteca Pública João Palma da Silva, a população estabelece o comparativo das mudanças ocorridas ao longo dos anos nos pontos mais tradicionais da cidade. O Milanez, por exemplo, foi o primeiro edifício construído em Canoas ainda em 1948, passou por ampliação e ganhou um quarto pavimento. Sua transformação é facilmente visualizada no site.

Já o terceiro, “Linha do Tempo”, é uma verdadeira viagem histórica dos principais acontecimentos da cidade desde o século XVIII, quando houve a colonização dos Tropeiros Lagunistas como forma de garantir a posse do território para a Coroa Portuguesa. Nesse espaço, inclusive, é possível ver a modernidade e o conforto da Estação Cidadania, inaugurada em junho de 2018, que tornou Canoas ainda mais referência na área do esporte.

Para o secretário da Cultura e do Turismo, Mauri Grando, a iniciativa de zero custo aos cofres públicos evidencia a preocupação da administração municipal em fornecer entretenimento ao público devidamente protegido em casa. “Nossa gestão permanentemente busca oportunidades para chegar na população e, durante a pandemia do novo coronavírus, precisamos ainda mais disponibilizar cultura e turismo de forma virtual para prevenir, incluir, educar e entreter os canoenses”, afirma. Acesse o Geocanoas e conheça a novidade em www.abre.ai/culturaeturismo.

Cultura de Ponta a Ponta em Vídeo

Outro projeto que teve de se adaptar para continuar garantindo o estímulo à leitura e à imaginação dos pequenos canoenses e de público em geral com assuntos culturais e históricos é o “Cultura de Ponta a Ponta em Vídeo” da Prefeitura de Canoas. Por meio do programa, periodicamente, servidores produzem de forma voluntária materiais de contação de histórias, visitas virtuais a museus, curiosidades de fatos históricos, dicas de livros que viraram filmes e outras atividades culturais para que a comunidade acompanhe na tela do seu celular ou computador. Os vídeos produzidos são disponibilizados no canal da Prefeitura de Canoas no Youtube e também no site www.abre.ai/culturadepontaaponta.

Botão Voltar ao topo