Caxias do SulSaúde

Estudo EPICOVID-19 acontece entre os dias 15 e 17 de agosto

Caxias do Sul será novamente uma das contempladas com a nova fase

Caxias do Sul será submetida a 7ª etapa de testes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) para identificar a presença da Covid-19 em moradores do Rio Grande do Sul, que acontece entre os dias 15 e 17 de agosto. O estudo EPICOVID-19-RS, sob coordenação do Instituto Pesquisas de Opinião (IPO), entrevistará cerca de 4,5 mil pessoas nesta etapa, como nas anteriores, em nove municípios gaúchos.

Em Caxias do Sul, 500 pessoas serão testadas de forma aleatória. Como feito nas demais fases, a equipe realiza uma entrevista e aplica teste rápido para detectar quem já teve contato com o coronavírus. A pesquisa estimará o percentual de gaúchos infectados com o SARS-CoV-2, determinar o percentual de infecções assintomáticas ou subclínicas, avaliar os sintomas mais comumente relatados pelos infectados e analisar a evolução quinzenal da prevalência de infectados no RS num período de 45 dias.

Além disso, ela também irá fornecer estimativas do percentual de infectados, permitindo cálculos precisos da letalidade da doença e estimar a sensibilidade e a especificidade do teste rápido. Serão testadas e entrevistadas, ao todo, 18 mil pessoas no estado. O estudo também está sendo aplicado no restante do país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo