Cidades do RSNotíciasRio Grande do Sul

Pacto Pelotas Pela Paz completa três anos e traz queda na criminalidade

Operações Integradas - uma das frentes no combate à violência - tornou-se protagonista no enfrentamento à pandemia

O alto índice de criminalidade era uma realidade até 2017. Elevados números de assaltos a pedestres e homicídios preocupavam a população. Em agosto daquele ano, a Prefeitura, juntamente com a sociedade pelotense, criou o Pacto Pelotas Pela Paz. Ao completar três anos, nesta terça-feira (11), os registros descrevem outro cenário no Município, com a queda em todos os indicadores criminais. A união das forças de segurança, dos órgãos de fiscalização e justiça, assim como da sociedade civil organizada, determinou outro caminho para a cidade. Esse esforço conjunto está ajudando Pelotas a enfrentar outro desafio neste momento: a pandemia do coronavírus.

Segundo os dados do Observatório de Segurança Pública, entre janeiro e junho de 2017, 1.646 roubos a pedestre foram computados. A queda desse tipo de crime já foi notada no mesmo período do ano seguinte, com a redução de mais de 200 casos, chegando a 1.435 em 2018 e caindo ainda mais em 2019, quando houve o registro de 1.177. Com o isolamento social e as constantes Operações Integradas – formadas pela Guarda Municipal, Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e agentes de Trânsito – para combater, além do crime, a pandemia, 596 roubos a pedestre foram registrados neste ano – uma queda de 64% em comparação com o ano de implantação do Pacto.

O acumulado de crimes no Município teve queda acentuada ao longo dos anos. Antes do Pacto, a cidade registrava 7.458 crimes, entre janeiro e junho de 2017, tendo queda de mais de 650 ocorrências no mesmo período de 2018. Em 2019, no primeiro semestre, Pelotas registrou 5.893 delitos, e esse número é menor, nos seis primeiros meses de 2020, com registro de 4.223, o que representa mais de 3,3 mil casos a menos se comparado com 2017.

Percentuais de crimes violentos letais intencionais (CVLI) também caíram em Pelotas, passando de 61, em 2018, para 18 em 2020. A redução nos números não é a mesma realidade no país, que teve crescimento de 7% de crimes, nos cinco primeiros meses deste ano, em comparação com 2019, de acordo com o monitoramento de violência criado pelo site G1 para fiscalizar o índice nacional de homicídios.

Para a prefeita Paula Mascarenhas, os dados só corroboram a eficácia e o impacto positivo do Pacto no Município. “Nesses três anos, muita coisa aconteceu. Tivemos muitas experiências, vivências e conquistas. Quero agradecer a todos os homens e mulheres que se envolveram diretamente nisso e que estão transformando e salvando vidas ao longo desse tempo”, destaca. Para a prefeita, os resultados do Pacto são inspiradores.

“Espero que o Pacto nos estimule, que esses três anos nos sirvam de inspiração para outros tantos que virão pela frente, porque nós estamos iniciando um processo que tem muita coisa ainda a ser feita, mas eu tenho certeza de que essa integração só vai se fortalecer ao longo dos próximos anos”, incentiva Paula.
Em junho deste ano, o Pacto Pelotas Pela Paz foi incorporado ao Plano de Segurança Pública, garantindo a determinação de estratégias, ações e metas para normatização da política pública na área, alinhado ao Plano Nacional de Segurança Pública e Defesa Social. “O fato de ter sucesso contribuiu para que ele virasse um Plano. Então, certamente, esse resultado veio para coroar e consolidar esse acontecimento”, aponta o titular da Secretaria Municipal de Segurança, Samuel Ongaratto.

Dados para nortear ações

Importante para combater a criminalidade, o Observatório de Segurança Pública, coordenado pela guarda municipal Cíntia Aires, opera com quatro pessoas que qualificam os dados criminais, com o objetivo de reduzir homicídios, roubos a pedestres, de carros, além da perturbação do sossego e a vulnerabilidade social.

A equipe coleta as informações, trata os dados, além de geocodificá-los para produção de mapas de calor, análise de padrão criminal e produção de relatório mensal. “Conseguimos transformar essa informação em um ponto e localizar em um mapa. Com isso, mostramos onde esses crimes estão acontecendo, os dias de maior incidência, os horários de maior ocorrência, e assim subsidiamos as forças de segurança, em reuniões semanais, para apresentar esses indicadores”, explica Cíntia Aires.

Participação no combate ao coronavírus

Assim como com a criminalidade, esse mesmo tratamento de dados está sendo realizado no combate à pandemia, através de informações repassadas pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), para contribuir na criação de estratégias de enfrentamento ao coronavírus.

Guarda Municipal realiza distribuição de máscara para proteger pelotenses – Fotos: Michel Corvello

Operações como Saúde Para Todos – que ocorrem na avenida Adolfo Fetter, para fiscalizar e orientar aqueles que se deslocam do Centro em direção às praias do Laranjal -, patrulhamentos de fiscalização quanto ao cumprimento das medidas preventivas decretadas pelo Executivo, e ações de orientação e distribuição de máscara em bairros, realizadas pela Guarda Municipal, são efetivadas, no Município, desde o início da pandemia. A união das forças de segurança contribuiu com o sucesso do lockdown, realizado entre sábado (8) e esta terça-feira (11), através de barreiras fixas nas principais avenidas da cidade e patrulhamento em todos os bairros.

A prefeita Paula ressalta que o controle da pandemia no Município se dá pela integração.

“As operações têm sido importantíssimas no momento que vivemos uma pandemia, uma crise inédita para toda a sociedade, para toda a humanidade. Aqui em Pelotas, vemos as forças de segurança unidas, orientando e protegendo as pessoas”, salienta Paula.

Botão Voltar ao topo