Cidades do RSNotíciasRio Grande do SulSaúde

Obras em unidades e mais serviços qualificaram Saúde em Canoas

Cidade vive dias melhores para quem busca os serviços municipais de saúde

Umas das principais metas da prefeitura de Canoas tem sido a reconstrução da saúde pública municipal. Se comparados, os números dos últimos anos apresentam verdadeiras transformações em todos os serviços assistenciais do município. A Prefeitura de Canoas investiu pesado na qualificação das estruturas físicas das unidades de saúde e hospitais da cidade, contratou profissionais e aumentou a produtividade e a qualidade de atendimentos especializados. Embora existam diversos desafios a serem enfrentados, a saúde de Canoas, atualmente, vive dias melhores.

Hospital Universitário

Na área assistencial, a Prefeitura de Canoas conquistou o apoio dos hospitais Sírio-Libanês e Moinhos de Vento. As duas instituições, que são referência em gestão de qualidade, realizaram uma consultoria em todas as áreas do hospital. Dentre as melhorias sugeridas pela equipe de consultoria e que foram acatadas pela gestão do hospital, realizada pela Prefeitura de Canoas, estão a ampliação da realização de exames e consultas realizadas no HU. O número saltou de 24.051 em janeiro para mais de 50.000 nos últimos meses do ano passado. O número de cirurgias saltou de 967, em janeiro, para 2.304.

Outro fruto do Proadi-SUS é a racionalização dos gastos com a compra de medicamentos. Com apoio dos técnicos da consultoria, a equipe de intervenção realizou a maior compra de remédios, mais de 5 mil itens, que abasteceram o HU e o Hospital de Pronto Socorro de Canoas, com economia de 40%. O tempo de internação dos pacientes também reduziu, a partir das orientações dos consultores. Com mudanças na assistência aos pacientes, o tempo de permanência no HU reduziu um dia e meio. Isso faz com que o hospital tenha maior capacidade de internação e atenda mais pacientes.

Ainda no Hospital Universitário, em agosto do ano passado, a Prefeitura inaugurou a Clínica de Saúde da Mulher. Um pronto-atendimento, primeiro da história de Canoas, que atende emergências obstétricas e ginecológicas. Lá, já nasceram mais de mil crianças, num espaço totalmente reformado e confortável. O HU também ganhou a reforma da UTI Neonatal. A Unidade conta com três alas: UTI Neonatal tipo 3, com 20 leitos, Cuidados Intermediários, com 10 leitos, e a ala Canguru, com mais cinco leitos. Também foram inaugurados 10 novos leitos de UTI e a reforma dos blocos cirúrgicos. Além disso, foi inaugurada a Clínica de Saúde da Criança, um espaço inédito na cidade, que atende 24 horas por dia, sete dias por semana, emergências pediátricas.

Os profissionais também tiveram grande valorização. Em 2019, sob a gestão da Prefeitura de Canoas, todos os salários e benefícios foram quitados em dia, com respeito aos trabalhadores.

Três Clínicas de Saúde da Família

Em 2019, a Prefeitura de Canoas também inaugurou três Clínicas de Saúde da Família. Os bairros Guajuviras, Estância Velha e Olaria foram beneficiados com as novas unidades. Na clínica, o paciente pode realizar consultas, exames, terapias e fazer tratamento para doenças crônicas sem precisar de grandes deslocamentos ou buscar outros serviços. Com mais médicos e profissionais de saúde, as clínicas tem dado nova cara aos atendimentos e facilitado o acesso da população, já que também atendem durante a noite.

Na prática, são ofertadas consultas clínicas e odontológicas, curativos, atendimentos ambulatoriais, exames, grupos de educação em saúde, vacinação, testes rápidos, psicólogos, assistente social, nutricionista, distribuição de medicamentos e marcação de consultas. Os agendamentos são diários, onde a equipe atenderá de imediato todas as pessoas que chegarem à Unidade de Saúde. Ainda em dois 2020, entram em funcionamento as Clínicas de Saúde da Família Prata e Caçapava. Também estão sendo reformadas as UBSs Mato Grande, Cerne, Nova Niterói, Santa Isabel e CAIC.

HPSC em obras

Com recursos próprios, o Município está investindo R$ 1,3 milhão na ampliação e revitalização das áreas de pronto atendimento, consultórios, área administrativa, fachada, infraestrutura externa, entre outras dependências. As obras não atrapalham os atendimentos realizados no hospital.

Esta é a primeira etapa de revitalização do Hospital de Pronto Socorro de Canoas, que ainda deve receber um novo ciclo de obras. A primeira parte, que é a obra executada atualmente, inclui a reestruturação e melhorias nas áreas social externa, áreas cobertas de acessos, na estrutura de pronto atendimento, emergências, pediatria, traumatologia, recepção, sanitários, sala de espera dos familiares e ouvidoria. Ao todo, será revitalizada uma área de 451 m² do hospital. Além disso, a intenção é reformar a portaria central, o saguão e a recepção e revitalizar as fachadas. Com a reforma, os atendimentos no hospital terão seus fluxos revistos para melhoria no atendimento. Da primeira parte da obra, já foram entregues quatro novos consultórios, que atendem cerca de 80% dos pacientes que passam pelo HPSC.

Saúde Básica: 380 mil consultas

Principal política de promoção de saúde e para tratamento de doenças crônicas, a Saúde Básica realizou 386.256 consultas no último ano. Neste número, estão incluídas consultas médicas e odontológicas. Também foram realizados 1.089.082 procedimentos ambulatoriais e 72.754 procedimentos odontológicos. Além disso, a Prefeitura anunciou a contratação de 24 médicos que irão melhorar significativamente o acesso dos cidadãos à rede de saúde pública.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) trabalhou ao longo dos últimos dois anos para fortalecer e aprimorar o sistema de Acolhimento. Agora, quando o paciente dá entrada em uma unidade que presta este tipo de serviço, tem a sua demanda atendida e encaminhada pelos próprios profissionais, priorizando a agilidade e o tratamento do paciente. Desta forma, aqueles que procuram uma UBS em Canoas recebem avaliação e orientação para sua demanda. De acordo com a avaliação, poderá ser atendido no mesmo dia ou agendado para uma data posterior.

Para acolher os usuários nas UBSs, os profissionais de saúde de Canoas têm adotado uma postura capaz de escutar com interesse e dar respostas mais adequadas às necessidades de cada um. A prática reorganiza o processo de trabalho dos serviços e das equipes de saúde com direcionamentos, utilizando novos modos de receber e escutar os usuários da Atenção Básica. Isso faz com que os pacientes tenham em geral suas demandas atendidas quando procuram as unidades, aumentando a produção da rede municipal de saúde.

Mutirão de consultas

Desde o final de 2019, a Secretaria da Saúde de Canoas realizou um mutirão de marcação de consultas. Foram ofertados mais de 5 mil consultas, cirurgias e exames. No entanto, como boa parte dos pacientes não têm o cadastro atualizado junto a sua unidade de saúde, foi preciso ir atrás destes cidadãos. Paralelo à marcação, também foram realizadas visitas nas casas de pessoas que aguardavam por procedimentos, mas não tinham os telefones atualizados.

Botão Voltar ao topo