Cidades do RSRio Grande do Sul

Flores da Cunha tem quatro locais tombados pelo Patrimônio Histórico

Nesta segunda-feira (17) é comemorado o Dia Nacional do Patrimônio Histórico. Nos últimos anos, Flores da Cunha se tornou uma das referências regionais nas intervenções nesta área, com destaque para os tombamentos municipais do Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi, do Cemitério Campo Santo dos Imigrantes, e do Campanário da Igreja Nossa Senhora de Lourdes, além do restauro concluído do único patrimônio estadual, o Casarão dos Veronese, em Otávio Rocha.

Patrimônios já restaurados em Flores da Cunha
Casarão dos Veronese

O Casarão dos Veronese é o principal símbolo arquitetônico da imigração italiana na cidade, e um dos únicos do Rio Grande do Sul, foi restaurado com recursos provenientes da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (LIC), e foi inaugurado no dia 15 de dezembro de 2017, na comunidade de Otávio Rocha, interior de Flores da Cunha. No local existem salas de exposições, salas temáticas, espaço multiuso, oficina gastronômica, além de espaços e objetos que contam a história da imigração italiana. Os visitantes também participam de uma visita guiada, com detalhes sobre a construção e a cultura.

  • Horário de Atendimento: das 13h30 a 16h (de quarta a domingo)
  • Telefone para agendamento: (54) 3279 1092

Cemitério Campo Santo dos Imigrantes

A revitalização e ampliação do espaço do Campo Santo dos Imigrantes foi entregue em dezembro de 2019. O cemitério antigo da Capela São Martinho, no Travessão Martins, se tornou o primeiro patrimônio histórico cultural tombado pelo município de Flores da Cunha, em agosto de 2018. Entre as ações realizadas no local estão à reconstrução da taipa que cerca o cemitério, o ajardinamento, o plantio de árvores, além da colocação de placas que contam a história do local. O trabalho foi realizado em parceria da prefeitura de Flores da Cunha com a Associação dos Amigos do Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi.

Patrimônios em processo de restauração/conservação
Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi

O tombamento municipal do prédio do Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi, em Flores da Cunha, ocorreu em novembro de 2018. Localizado na esquina da Av. 25 de Julho e a Rua Dr. Montauri, o local carrega em si não somente as memórias de seu rico acervo de peças e documentos, em sua bagagem está também parte importante da história do desenvolvimento da cidade, de sua organização política, social e cultural, além do prédio com as fortes características do Art Déco. No local já foi executado o levantamento de dados científicos referentes às patologias, com apontamento do tipo de reboco e tinta que podem ser usados, os locais ondem existem problemas com umidade, cupins, e outros agravantes na estrutura de madeiramento do telhado e pisos. Agora ocorre a realização do projeto completo de restauro, e com o encaminhamento do mesmo para captação de recursos para realização das obras através de leis de incentivo.

  • Horário de atendimento: das 9h as 16h30 ( de segunda a sexta-feira)
  • Telefone para agendamento: (54) 3292 2777

Campanário da Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes

No dia 30 de outubro de 2019 o Campanário da Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes tornou-se um patrimônio histórico municipal. O ato configurou a liberação legal para iniciar o projeto e restauração do patrimônio, que é um dos principais pontos turísticos do município, além de garantir a preservação da obra arquitetônica entregue para a comunidade em 1949. A data do ato também marcou o aniversário de 70 anos de inauguração da obra, que é uma edificação em pedra basalto, com 55 metros de altura, e com 11.122 pedras assentadas. O projeto de conservação prevê pequenas intervenções na parte estrutural, além da colocação de iluminação e sonorização, sendo que, deverá ser apresentado para a comunidade nos próximos dias.

Botão Voltar ao topo