Cidades do RSRio Grande do Sul

Nova Petrópolis participa da discussão do protocolo regional contra a Covid-19

O prefeito de Nova Petrópolis, Regis Luiz Hahn; a secretária Municipal de Saúde e Assistência Social, Cláudia Pires; a secretária Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Roberta Liane da Silva; a secretária Municipal de Administração, Débora Schwantes de Braga e o secretário Municipal da Fazenda, Claus Nelson Altevogt, participaram da conferência virtual realizada dia 19 de agosto, juntamente com demais prefeitos, secretários municipais e representantes de associações que compõem a Macrorregião Serra. Na pauta do encontro, a discussão sobre o Modelo de Cogestão sugerido pelo Governo do Estado para o enfrentamento à pandemia causada pelo novo coronavírus.

Durante a reunião, conduzida pelo presidente da AMESNE (Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste) e prefeito de Cotiporã, José Carlos Breda, os participantes discutiram sobre os protocolos regionais propostos pelo Plano Estruturado de Prevenção e Enfrentamento à Epidemia do Novo Coronavírus (Covid-19) para a Macrorregião Serra e sobre a constituição do Comitê Técnico Regional da Saúde da Macrorregião Serra. Ambos documentos foram aprovados pela maioria dos prefeitos da MacroSerra e serão encaminhados para apreciação do Governo do Estado.

O retorno do governador do RS, Eduardo Leite, sobre os protocolos alternativos propostos no Modelo de Cogestão pela MacroSerra para o enfrentamento à pandemia deve ser divulgado na próxima semana, após análise do Gabinete de Crise para o Enfrentamento da Epidemia de Covid-19 do Estado.

Além disso, o Município de Nova Petrópolis, encaminhou um ofício ao Comitê Regional da Saúde da Macrorregião Serra, solicitando estudos de protocolos apropriados para viabilizar aos estabelecimentos gastronômicos oportunizar aos clientes o autoatendimento nos buffets, seguindo protocolos específicos. “Entendemos que o autosserviço, mediante o uso de luvas descartáveis e álcool gel pelos clientes, e proteção dos balcões de atendimento, com distanciamento entre os clientes, é tão eficiente quanto o atendimento efetuado por um colaborador do estabelecimento”, versa o ofício assinado pelo prefeito Municipal e pela secretária de Turismo, Indústria e Comércio de Nova Petrópolis. O Município aguarda o retorno com o posicionamento do Comitê Regional da Saúde da Macrorregião Serra.

Botão Voltar ao topo