NotíciasRio Grande do Sul

Concurso dos Melhores Vinhos e Sucos de Uva de Caxias do Sul inicia nesta terça-feira

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), promove a partir de amanhã (29) a etapa de análise sensorial das amostras inscritas no 23º Concurso dos Melhores Vinhos e Sucos de Uva de Caxias do Sul. Durante três dias, enólogos, sommeliers e outros especialistas vão avaliar e atribuir notas a seis categorias de vinhos e uma de sucos, identificados apenas com códigos (sem os nomes das cantinas). O Concurso é promovido em parceria com a Rede de Vinícolas de Caxias do Sul (Revinsul).

A etapa de análise sensorial vai acontecer no mezanino do Centro de Eventos da Festa da Uva, local escolhido por permitir o distanciamento social e demais cuidados. Serão seguidos todos os protocolos de segurança em relação à pandemia de Covid-19, como por exemplo afastamento entre os avaliadores, ambiente bem ventilado, uso de álcool-gel e mesas espaçadas. A equipe de apoio irá utilizar máscaras e outros equipamentos de proteção. Neste ano, para evitar aglomerações, não será realizada a cerimônia de premiação no formato tradicional (jantar).

Num ano marcado por dificuldades extremas, como a estiagem, a pandemia e a crise econômica, o número de vinícolas participantes surpreendeu os organizadores: são 33, apenas uma a menos que no ano passado, quando as circunstâncias eram mais favoráveis.

SMAPA e Revinsul decidiram manter o concurso em função de vários fatores, como a necessidade de reativar os negócios, gerando emprego e renda; a credibilidade e a evolução do concurso; e a excepcional qualidade da safra de uvas 2020, que está sendo chamada pelos especialistas de “Safra das Safras”.

Botão Voltar ao topo