NegóciosSanta Catarina

Sebrae aponta segmento industrial como o mais promissor em Brusque, SC

Levantamento de Oportunidades aponta Indústria Metalmecânica, Têxtil e Confecção como os setores com maior atratividade no município catarinense

O Sebrae/SC acaba de entregar um estudo completo do município de Brusque, destacando as potenciais oportunidades para a geração de empresas, micro e pequenas empresas e novos investimentos na cidade. O documento Levantamento de Oportunidades analisou as principais características do local e das vinte cidades do seu entorno, identificando o município como um corredor estratégico para o transporte de produtos. Em comparação com a região, Brusque se destaca com 48,3% das suas atividades concentradas no setor de serviços e 39,3% na indústria. O estudo é uma das soluções do Programa Cidade Empreendedora.

O Levantamento de Oportunidades possui mais de 350 páginas e está dividido em quinze capítulos, sendo eles: impacto da covid-19 na economia, município e região em síntese, infraestrutura da região, economia da região e do município, potencial de consumo, oportunidades para micro e pequenos negócios direcionados ao mercado local, potencial turístico, potencial geológico, potencial de geração de energia, potencial de agropecuário, potencial industrial, potencial dos serviços de alto valor agregado e atividades portadoras de futuro.

Entre as atividades econômicas com maior atratividade para se investir se encontra o setor Têxtil e Confecção, que representam 23,8% dos empregos com 1.379 empresas. Esse setor possui oportunidades para criação de empresas de preparação e fiação de algodão, de linhas para costurar e bordar, fabricação de artefatos têxteis, confecção de vestuário, além de exportação. A Metalmecânica, com 8,1% dos empregos e 184 empresas registradas no município, tem como oportunidade a fabricação de automotores, eletrodomésticos, máquinas e equipamentos, aparelhos elétricos entre outros.

E o Turismo, que representa 2,7% no total de empregos do município, possui oportunidade de criar um ambiente para que o visitante que compra, possa praticar um roteiro nos pontos turísticos, experimentar comidas típicas e conhecer as belezas naturais do município, localizado no Vale Europeu. Ainda, segundo o estudo, Brusque possui 0,1% das empresas em atividades do setor primário, 28,7% são empresas industriais, enquanto 34% dos estabelecimentos são comerciais e 37,1% empresas são prestadoras de serviços. O setor da indústria é o que mais emprega no município (51,5%), seguido pelos serviços com 28,6% dos empregos. Desse total, 99% são micro e pequenas empresas.

Segundo o Prefeito de Brusque, Jonas Paegle, o estudo destaca o potencial que Brusque já possui na indústria têxtil, de confecção e metalmecânica. “O nosso município possui mão de obra qualificada que se diferencia de outras cidades, o que atrai muitas empresas destes setores para investirem aqui, tornando Brusque uma cidade de referência. O documento nos mostra um novo olhar para estes segmentos econômicos e também para o turismo, para além do turismo de compras, focando no turismo cultural que a cidade possui. Este trabalho conjunto com o Sebrae é muito importante para o desenvolvimento do município”, ressalta.

De acordo com a Consultora Maria Gorete Hoffmann, o documento estabelece uma série de oportunidades a serem exploradas pra atrair empresas corretas para o município. “O Levantamento de Oportunidades também traz uma visão de futuro, o que tem de tendências tecnológicas nas principais atividades econômicas do município e como alavancar essas empresas, além de possuir um conjunto de grande de oportunidades para micro e pequenas empresas. É um estudo bem completo, que tenta olhar o município e mostrar todas as oportunidades existentes para ele”, destaca.

Botão Voltar ao topo