NotíciasRio Grande do SulVariedades

Centro de Cultura Ordovás recebe a exposição “Poéticas do Habitar Serrano”

Os trabalhos são o resultados de encontros criativos de Claudia Ribeiro, Antônio Augusto Bueno e Marcelo Lunardi

“Poéticas do Habitar Serrano” é a exposição que a Galeria de Arte, do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho, acolherá a partir do dia 30 de outubro. A mostra busca coletivamente imprimir histórias dos moradores da região dos Campos de Cima da Serra, trazendo sentidos e reflexões sobre os modos de habitar em diversos mundos do planeta. As obras estarão disponíveis para visitas presenciais e virtuais (https://sites.google.com/view/uavdigital). Oriundo do encontro criativo de Claudia Ribeiro, Antônio Augusto Bueno e Marcelo Lunardi, o corpus expositivo se constitui com, aproximadamente, 40 obras. Os trabalhos apresentam litografias e seus textos correlacionados, monografias e gravuras em metal, além de sequências fotográficas e dois filmes.

Os materiais expostos são o resultado de um trilhar acadêmico e artístico realizado de 2011 a 2020 em várias instâncias: em Porto Alegre, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no Atelier Livre Xico Stockinger; em São Paulo, na Universidade de São Paulo, no atelier Jabutipê; e em Paris, na École des Hautes Études en Sciences Sociales. Um percurso somente possível em função das receptividades e engajamentos de habitantes de várias localidades dos Campos de Cima da Serra, em suas vivências cotidianas. Em conjunto, foram seguidos vários caminhos de tarefas agrícolas, festivas e religiosas, em múltiplos trânsitos entre localidades rurais e os grandes aglomerados urbanos da região.

A exposição fica disponível até 13 de dezembro, nas segundas-feiras, das 13h30min às 16h30min, e de terças-feiras a domingos, das 15h às 22h. A visitação no turno da manhã somente mediante agendamento por meio do e-mail uniartes@caxias.rs.gov.br. A visitação presencial será mantida seguindo os protocolos de segurança, enquanto o município de Caxias do Sul estiver classificada como bandeira amarela e/ou laranja, conforme decreto.

Atividades gratuitas

Duas atividades práticas seguem dialogando com a temática. No dia 19 de novembro, os artistas realizarão a oficina “Impressões da Paisagem”, das 14h às 17h, no Google Meet. Na mesma plataforma, dia 03 de dezembro, será realizada uma roda de conversa sobre o filme “Desejos em Paisagens Serranas”, das 14h às 17h. As inscrições para participar são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail uniartes@caxias.rs.gov.br. Os links para as transmissões serão enviados somente para inscritos.

Botão Voltar ao topo