NotíciasRio Grande do Sul

Caxias do Sul: Coordenadoria de Promoção de Igualdade Étnico-Racial estabelece parceria

A Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social informa que a Coordenadoria de Promoção de Igualdade Étnico-Racial iniciou parceria com a Subprefeitura de Ana Rech, Associação dos Imigrantes Haitianos em Caxias do Sul, Centro de Atendimento ao Migrante (CAM) e o Senalba (Sindicato dos Empregados em Entidades, Culturais, Recreativas, de Assistência Social, de Orientação e Formação Profissional de Caxias do Sul/RS) para atendimento da população imigrante residente em Ana Rech e arredores.

Para os atendimentos, o Centro de Informações ao Imigrante (CIAI) se desloca em um trailer para levar o serviço à população imigrante, com cedência do espaço externo na subprefeitura com luz, internet, mesas e cadeiras.

A iniciativa deu-se pelo contato da Associação dos Imigrantes Haitianos com o CIAI e o CAM com relatos de famílias com dificuldades financeiras para o deslocamento até o centro para os atendimentos. Em articulação com a Coordenadoria, a Associação informou que existe um espaço cedido no térreo da igreja do bairro para que se reúnam e também possam aprender com o CIAI e com o CAM como realizar os atendimentos nesse local.

A parceria contou também com o Senalba, que cedeu o trailer para os atendimentos nos bairros onde não haja infraestrutura como sala, computadores e internet, ou quando for necessário um local mais amplo, em razão da grande procura de orientações. “Desejamos ir em outros locais afastados para realizar este trabalho. No bairro Desvio Rizzo, por exemplo, sabemos da demanda de imigrantes necessitando de orientação. Também esperamos convites de subprefeituras ou presidentes de bairros que considerem importante este atendimento aos imigrante que residem em seus territórios”, explica a responsável pela Coordenadoria de Promoção de Igualdade Étnico-Racial, Alessandra Pereira.

Os serviços do CIAI itinerante ocorrem nas quartas-feiras, das 13h às 16h.

Botão Voltar ao topo